fbpx

Uma ótima degustação de wódka na Polônia

Uma ótima degustação de wódka na Polônia. Experiência contemplou quatro wódkas, em garrafas de 500 ml e 600 ml, saboreadas à temperatura ambiente

Após a visita à antiga mina de sal de Wieliczka e o almoço no ótimo restaurante Halit, a presstrip de jornalistas brasileiros, do qual fazia parte em dezembro de 2016, seguiu para a cidadezinha de Dobczyce. A van chegou no final da tarde, e o céu estava bem escuro como se fosse tarde da noite.

O diretor do hotel e restaurante, Paweł Gąsiorek , com as quatro wódkas que ofereceu na degustação – e que ele produz também

O pernoite foi no excelente hotel, restaurante e spa Sieraków Manor, do casal Paweł Gąsiorek e Karolina Grabowska – ele polonês e ela uruguaia. E no bar local que participei de uma degustação com quatro variedades de wódka – como se escreve no original polonês, cuja pronúncia é “vúdka” – liderada por Gąsiorek.

ENCONTRE AQUI O SEU HOTEL NA POLÔNIA
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR
JÁ TEM SUA PASSAGEM AÉREA? VEJA PREÇOS

Logo no início, o diretor do hotel comentou que a wódka é de origem polonesa, portanto não russa, sueca, finlandesa ou de outro país. A bebida destilada surgiu no século 17 e era considerado remédio. Toda a degustação ocorreu em língua espanhola, que ele domina perfeitamente.

A mesa posta para degustação, que teve um canapé para cada tipo de wódka

Gąsiorek, que é importador de vinhos há 20 anos na Polônia, também produz wódka. “Comecei há três anos e fabrico um máximo de 200 mil garrafas por ano”, disse o diretor. “Não gosto de beber wódka à moda polonesa: de um gole só. É horrível! Deve ser bebida, sim, em vários goles, para você descobrir o sabor além do álcool”, emendou ele.

Procurando passagens aéreas? Saiba então que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

A primeira degustação foi uma wódka “com 3% de maçã ou pêra” e graduação alcoólica de 40%; a segunda “tem um toque de pimenta negra, sendo boa para o estômago”; a terceira “é envelhecida por três anos em barris e lembra o armagnac”; e a quarta e última “é feita com o fruto do sabugueiro, que não se come; é indicada para acompanhar sobremesas”. As aspas são do expert Gąsiorek. Mas, a que eu mais gostei foi a última.

O diretor do hotel produz 200 mil garrafas da bebida por ano

Todas as quatro wódkas, em garrafas de 500 ml e 600 ml, foram saboreadas à temperatura ambiente. “Não é necessário deixar a garrafa, como muita gente faz, no congelador e tomar a bebida geladíssima”, afirmou o diretor. Esta afirmação dele me surpreendeu.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Este mergulho na cultura etílica polonesa foi sensacional. No jantar, Paweł Gąsiorek continuou sua excelente explanação, desta vez falando da cultura gastronômica do país. Mas isto fica para o próximo texto. Na zdrowie! (saúde, em polonês)

SERVIÇO:

Hotel e restaurante: www.dworsierakow.pl/en/
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

O que fazer em Buenos Aires

INTERNET NO CELULAR

Se em casa a gente não vive sem conexão com a internet imagine então ficar sem um chip de telefone no exterior?  Saiba tudo para não ficar desconectado durante uma viagem. Você pode viajar e chegar ao país de destino já com o chip de telefone da EasySim4You.

Pensando em estar sempre atualizado e ligado nas informações da web em casa, comprar um chip de telefone no exterior para voz e dados já faz parte da rotina de muita gente que viaja ao exterior. Certamente, você não fica sem conexão. Ou fica?

CHIP NO EXTERIOR

Quer chegar no seu país de destino já com um pacote de dados ativado. Certamente, a EasySim4You te entrega esse chip antes de você sair do Brasil em cidades ou aeroportos do país. Portanto, você tem cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

O que fazer em Buenos Aires

SEGURO DE VIAGEM

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

CONHEÇA ALGUNS PLANOS AQUI

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Dobczyce/Polônia
O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário