Roteiro de bike na República Tcheca

N°.20180913

Por: Gabriela Olegário

Viajar da nascente do rio Elba nas montanhas de Krkonoše até a “Suíça da Boêmia” é uma experiência única que você só pode experimentar na República Tcheca

Aventuras em bike pela rota do Rio Elba (fotos divulgação/Czech Tourism)

Suba na bicicleta e comece uma jornada em que o rio Elba é o guia. Ele serpenteia a partir dos vales das montanhas de Krkonoše, continua pelas extensas planícies, passa por cidades medievais, por formações rochosas únicas e lugares envoltos em mitos e lendas.

Na rota do Elba, você desfrutará de uma bela paisagem, história e arquitetura, pedalando da Alemanha para a República Tcheca e depois retornando. A rota ciclística começa em um lugar chamado Elberadweg (Dresden), na Alemanha.

Da nascente até a foz no Mar do Norte, a rota do Elba tem mais de mil quilômetros (620 milhas) sendo quase 400 quilômetros (250 milhas) na República Tcheca. Esta rota faz parte da rede europeia de ciclovias e é dividida em seções diferentes, das quais você pode escolher se quer fazer completa ou apenas algumas partes.

Um dos pontos de visita

MONTANHAS E SAFÁRI
Um bom lugar para começar a viagem ao longo do Elba é Špindlerův Mlýn, que no inverno é uma estância de esqui bem conhecida e no verão o ponto de partida preferido para os caminhantes e montanhistas. A cidade está localizada no vale de Krkonoše sob a área da nascente do rio Elba. A partir de Špindlerův Mlým você pode ir até Medvedin e de lá seguir pela estrada alpina em direção à Cabana do Elba. O caminho para a nascente é menos de 15 minutos a pé.

De Špindlerův Mlýn você pode continuar na estrada para Vrchlabí e de lá seguir para Dvůr Králové, um lugar especialmente apreciado pelas crianças. O zoológico Dvůr Královéque com um safári africano é uma das atrações turísticas mais populares.

Os adeptos da história militar vão querer continuar até Jaroměř, onde a fortaleza de Josefov guarda as fronteiras tchecas desde finais do século 18. Antes de chegar, você passará por Kuks, um complexo barroco único formado por spas e um hospital.

A arquitetura da região

ARQUITETURA, PÃO DE GENGIBRE E ESPORTE
De Jaroměr, a rota do Elba continua para Hradec Králové, onde você pode admirar a arquitetura local de artistas como Josef Gočár, um dos mais famosos arquitetos tchecos. De Hradec Králové, o caminho leva diretamente a Pardubice, uma cidade que possui um belo castelo e outros pontos de interesse fora do comum.

Pardubice tradicionalmente atrai gourmets e fãs de esportes. Os primeiros, pelo famoso pão de gengibre, de aroma doce. O segundo, pelo Velkápardubická, um show equestre que aconteceu pela primeira vez em 1874 e que se diz ser a pista de obstáculos mais difícil da Europa Continental.

MITOS E LENDAS
Um desses lugares é Brandýs nad Labem. Nos tempos medievais, a cidade era um importante entreposto em uma rota que liga Praga ao Norte das terras tchecas. Stará Boleslav, parte do Brandýsnad Labem, é o local de peregrinação mais antigo de toda a República Tcheca. Lá nasceu a lenda de são Venceslau, patrono tcheco.

NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
TENHA INTERNET ILIMITADA NO SEU CELULAR
ENCONTRE SEU HOTEL NA REPUBLICA TCHECA

Numa manhã, o duque Venceslau da Boêmia estava indo em direção a igreja, que foi erguida na atual Stará Boleslav, quando foi atacado pelo grupo do irmão Boleslav, com fome de poder, consumando um trágico fratricídio. Mais tarde, Venceslau foi canonizado e os restos mortais descansam até hoje na Catedral de São Vito, no Castelo de Praga. Você também verá o nome do duque na Praça Venceslau, no centro de Praga. A propósito, Praga fica a poucos passos da Rota do Elba, a apenas 30 quilômetros do Brandýsnad Labem.

Continuando pela Rota do Elba, chegamos à cidade histórica de Mělník. Localizada na confluência dos rios Elba e Moldava, esta cidade costumava ser incluída entre o dote das rainhas tchecas e é o berço de uma antiga tradição vinícola, que foi fundada aqui pelo rei Carlos 4º com vinhas trazidas da Borgonha e de Champagne (França).

A região vista do alto

Perto de Mělník encontra-se o Monte Říp, associado à lenda de Brandýs, ainda mais antiga. Dizem que o patriarca Čech subiu ao topo da montanha porque queria olhar em volta e ver se essas terras eram boas o suficiente para que o povo se estabelecesse ali. Após uma longa jornada, o patriarca disse ao povo que esta era a terra que eles estavam procurando, pois era fértil, segura e próspera. Em gratidão, eles batizaram a nova casa com o nome de Čechy, que significa Terra Tcheca. A lenda ainda sobrevive na rotunda românica, localizada no pico de Řpy, que é um dos edifícios mais antigos da República Tcheca.

Para conhecer mais, acesse www.midestioneschequia.com e www.czechtourism.com.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Decolar.com tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA HOME

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário