O que fazer na Rota das Emoções

Um roteiro que inclui três Estados (Ceara, Piauí e Maranhão) e oferece inúmeras opções de atrativos naturais e gastronômicos ricos em experiência. Pois é! Esta é a Rota das Emoções. Aqui um guia completo sobre o que fazer na região

Você sabe onde fica a Rota das Emoções? Sabe o que significa o roteiro? Conhece alguém que foi? Então, o TurismoEtc passou alguns dias em companhia de pessoas incríveis que conhecem cada canto dos roteiros oferecidos nessa trip.

A Rota das Emoções descreve – de maneira literal – o turbilhão de sentimentos oferecidos nos roteiros que envolvem os Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Ou seja, tudo isso numa viagem incrível entre paisagens exóticas regadas a cheiros, sabores e uma hospitalidade particular do povo nordestino.

O que fazer na Rota das Emoções - Imagem aérea Pedra Furada

A viagem pela Rota das Emoções começa mesmo na vista a Pedra Furada, em Jericoacoara (CE)

As combinações para a viagem são inúmeras. Portanto, você pode começar por onde quiser, já que são muitos os municípios dentro do roteiro que corta os estados do Ceará, Piauí, e Maranhão. O TurismoEtc obedeceu a um itinerário que teve início por Jericoacoara, no Ceará.

Atualmente algumas agências de viagens conseguem “bloqueios em voos direto para o destino” com saídas de grandes capitais, mas a melhor opção é voando até Fortaleza que tem muitas ligações com voos operados dentro e fora do País. Ou seja, você tem opção para chegar de qualquer lugar do Brasil ou exterior.

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

Se sua vontade é começar pelo Maranhão, vá em frente!!! O Estado e a capital São Luís também oferecem ótimas ligações aéreas. Mas, acredito que é aí [Maranhão] que está a cereja do bolo dessa viagem.

Entre os atrativos turísticos do roteiro estão as piscinas naturais de Jeri, o Delta do Parnaíba, no Piauí e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Por isso, essa viagem é extraordinária.

O QUE FAZER NA ROTA DAS EMOÇÕES

CEARÁ

De São Paulo para Fortaleza, e de lá, para Jericoacoara. Esse foi nosso trajeto aéreo para uma das viagens mais alucinantes por destinos paradisíacos do Nordeste brasileiro. Ou seja, a gente pode até se arriscar a dizer que é verdadeiramente “um Brasil que o Brasil não conhece”.

Do aeroporto para a bela Vila de Jericoacoara. Antes mesmo de se hospedar, a gente deu uma passada na praia do Preá, responsável por receber grande parte dos praticantes do Kitesurf pela região. Lá tem escola e hospedagem para os praticantes do esporte e turistas em geral. Certamente você vai ter um encontro cara a cara com o esporte e a natureza.

Depois disso, fomos direto fazer o check-in na Pousada Naquela. Um lugar ímpar, que acomoda com “graça” e com tem o “jeitinho” portenho, do argentino. Aliás, Jericoacoara é excêntrica e cosmopolita. Não acredita? Então, vai lá pra ver.

Leia também sobre os sabores desta viagem.
Saiba quais são os melhores hotéis para se hospedar no destino.

De lá, partimos de buggy direto para um dos cartões postais mais visitados da região, a Pedra Furada. O lugar é mesmo encantador e fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara.

Dentro da área de preservação ainda é possível realizar diversos passeios. Além disso, visitar Árvore da Preguiça e a Lagoa Paraíso, são passeios imperdíveis e ideais para as clássicas fotos nas “redinhas n’água”.

O que fazer na Rota das Emoções - Pousada naquela e Buggy

Vista da fachada da pousada Naquela em Jeri. De quebra, a propaganda do nosso buggueiro do dia

O que fazer na Rota das Emoções - Praça de Jericoacoara

Foto clássica na praça central da Villa de Jericoacoara

O que fazer na Rota das Emoções - Placas

Detalhes daquele lugar…

O que fazer na Rota das Emoções - Passeio de Buggy

Já na estrada rumo aos atrativos turísticos

O que fazer na Rota das Emoções - Homem na Pedra Furada

Pedra Furada: o lugar é muito mais lindo pessoalmente

Não pense que a viagem pelo Ceará acabou. Depois disso tudo chegamos a Camocim. Confesso que a visita por lá foi meio que “relâmpago”. Mas, coloque na sua lista de municípios a ser visitados durante a rota.

O local é dono de umas das mais belas dunas do Nordeste, as Dunas de Tatajuba e ainda a praia do Maceió. Ou seja, vale mesmo a visita por lá!

PEDRAS QUE FALAM – ROTA DAS EMOÇÕES

Por último e não menos importante – imagina se não fosse – vem a cidade de Chaval, dona de um belo museu de pedras ao ar livre e nossa despedida do Estado do Ceará.  Portanto, não deixe de fazer Trilha da Carnaúba, que fica dentro do Parque das Pedras.

O visual é um dos mais surpreendentes que já observamos do alto. A caminha é pesada e íngreme. Se for mesmo, vá e tênis!

O que fazer na Rota das Emoções - Vista do alto da Gruta

Vista do Parque das Pedras, em Chaval (CE) desde a Gruta Nossa Senhora de Lourdes

O que fazer na Rota das Emoções - Do alto das Pedras

Vista érea da Trilha da carnaúba

O que fazer na Rota das Emoções - Restaurante

Tem comida e festa todo dia!!

O que fazer na Rota das Emoções - Carne Seca com fritas

Delícias encontradas no Dona Amélia, em Jeri

O que fazer na Rota das Emoções - Homem na árvore da preguiça

Aqui, na deitada “Árvore da Preguiça”

PIAUÍ

De cara, a chegada ao Piauí já valeu o trecho da viagem. Desembarcamos em Barra Grande e logo fomos conhecer os atrativos da Pousada BGK. A gente chegou na hora do almoço, mas não fui conquistado pelo estômago, ou fui?

Na verdade, a pousada oferece mesmo um serviço especial seja na hospedagem com apartamentos pé na areia e com vista incrível. Por outro lado, na gastronomia pratos servidos com frutos do mar e com um toque especial da região.

Ou seja, lagosta, camarão ao alho e óleo, ostras e a corda de caranguejo estão entre as opções do cardápio de Barra Grande.

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

Portanto, o menor litoral do Brasil pode surpreender verdadeiramente o seus visitante. O pequenino litoral oferece beleza exuberante, além é claro, do contraste do mais famoso vilarejo da região. Certamente há belezas inexploradas por lá.

Há quem diga que o verdadeiro nome do estado seja Piawaii (leia-se Piauai), em referencia aos bons ventos para esportes náuticos existentes na gringa Hawaii. Ou seja, o lugar, segundo os locais é o melhor para o Kitesurf no País.

O que fazer na Rota das Emoções - Rendeiras

A arte das Rendeiras em Ilha Grande (PI)

O que fazer na Rota das Emoções - Arvore Penteada

Em Luís Correa fica a Árvore Penteada

O que fazer na Rota das Emoções - Barco no Mar

Vista do mar para a praia de Barra Grande (PI)

O que fazer na Rota das Emoções - Camas no quarto

Apartamento que fiquei hospedado na Pousada BGK

O que fazer na Rota das Emoções - Piscina da Pousada

Vista do meu quarto para a piscina da BGK

De lá, nossa viagem seguiu para Luís Correa. É nesse lugar onde se encontra um dos pontos de parada dos turistas, a Árvore Penteada. Ou seja, prepare as cameras e celulares.

Além disso, o município ainda oferece boas praias como a Praia de Atalaia e a Praia do Coqueiro – famosas e excelentes para banho. Lá ainda tem o Farol de Atalaia – um dos cartões postais da cidade.

DELTA DO PARNAÍBA, VOCÊ CONHECE?

Já no município de Ilha Grande – portal de entrada para o Delta do Parnaíba – a regionalidade nos recepciona com a arte das rendeiras antes de embarcar para um dos mais interessantes trajetos da nossa viagem. Certamente, um dos lugares mais impactantes relacionado à fauna.

O lugar é incrível. Por exemplo, a região possui diversas atrações ecológicas e naturais como uma porção de ilhas fluviais, dunas, mangues e igarapés.

Por lá é possível ver a cata controlada do caranguejo e ainda o espetáculo natural da revoada dos guarás no final de tarde com direito a pôr-do-sol exclusivo no Delta.

Leia também sobre os sabores desta viagem.
Saiba quais são os melhores hotéis para se hospedar no destino.

É mesmo interessante navegar pelo Delta do Parnaíba. Por um minuto navegávamos pelo Piauí e já estávamos parando para um “almoço” rápido – do lado maranhense – no restaurante Casa de Caboclo.

Agora… Pensa num lugar no meio do nada que oferece comida de muito boa qualidade e saborosíssima, quartos para hospedagem e wifi? Pois é, o lugar também merece uma parada especial!

O que fazer na Rota das Emoções - Morro do meio

Vista aérea do Morro do meio, no Delta do Parnaíba

O que fazer na Rota das Emoções - Delta do Parnaíba

Mais um ângulo dessas dunas incríveis no ia;ui, ou melhor, no Delta do Parnaíba

O que fazer na Rota das Emoções - Revoada dos Guarás

A linda ilha dos Guarás”no Delta do Parnaíba

O que fazer na Rota das Emoções - Revoada dos Guaras

O espetáculo da natureza é incrível

MARANHÃO

A chega no Maranhão foi surpreendente e exaustiva. NEm outras palavras, essa foi a primeira parada do dia! Já era noite quando chegamos para jantar no restaurante Bambae. Rolou até um sonzinho por lá no jantar! A comida muito boa, mas eu preferi ficar na música e na cerveja. Faz muito calor por lá.

No Maranhão, nossa primeira parada foi em Tutóia. De lá que partimos em direção aos Lençóis Maranhenses. Porém, a cidade praiana e com dunas incríveis revela um oásis incrível ladeado pelo mar do Atlântico.

Imperdoável não ir a Pequenos Lençóis – uma pitada do que verá mais à frente. Lá ainda reserve um tempo para as praias quase que desertas como a praia do Amor, Pequenos Lençóis e Arpoador.

O que fazer na Rota das Emoções - Boia e barco

Tudo na mais perfeita ordem no Delta do Parnaíba

O que fazer na Rota das Emoções - Casa de Caboclo prato de camarões

Comidinha da vó na Casa de Caboclo

O que fazer na Rota das Emoções - Homem nas dunas

Tirando onda nas dunas de Tutóia

O que fazer na Rota das Emoções - Pequenos Lençóis

Parte da paisagem dos Pequenos Lençóis

No caminho para os Lençóis, uma passagem rápida com rolê pelo Rio Preguiças. Por exemplo, dali a vista de um lindo e avermelhado por do sol encanta os olhos de qualquer um. Pelo caminho, se tiver tempo, vá conhecer Caburé e o Farol do Mandacaru. Certamente vai se arrepiar com tanta beleza!

Já em terra firme e em Barreirinhas, a cidade é uma das entradas oficiais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Ou seja, a expectativa só aumenta até a hora da partida para conhecer essa beleza natural encantadora do nosso Brasil.

Leia também sobre os sabores desta viagem.
Saiba quais são os melhores hotéis para se hospedar no destino.

Nossa viagem foi para ver o sol nascer nas dunas cristalinas do parque. Pra ver o fenômeno – a gente não viu porque estava com muita névoa – tem que acordar às 3h da manhã. O pôr-do-sol também é muito procurado. Portanto, estando lá não deixe de visitar as lagoas Azul, Bonita e da Esperança.

O que fazer na Rota das Emoções - Casal nos pequenos lençóis

Pequenos Lençois: um paraíso desconhecido do brasileiro

O que fazer na Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses

Vista aérea dos Lençóis Maranhenses (foto Andy Spinelli)

O que fazer na Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses

Outro ângulo para ver os Lençóis Maranhenses de cima (foto Andy Spinelli)

QUANTO CUSTA VIAJAR PELA ROTA DAS EMOÇÕES

É difícil calcular um valor que cubra – certamente – todas as despesas da viagem. Mas, acredito que o trajeto executado pelo TurismoEtc tenha um valor aproximado de R$ 3 mil/passageiro. Numa viagem de 15 dias – tempo ideal para conhecer todo a Rota das Emoções – o investimento seja aproximadamente de R$ 10 mil.

Ou seja, são muitas as variáveis que vão influenciar diretamente no valor final da sua viagem.  Mas, que esse roteiro vale muito, isso vale!

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

PASSEIOS E TRANFERS NA ROTA DAS EMOÇÕES

CEARÁ

Passeios de buggy e Transfers: Extremo NordesteChaval Tour , Sustentur,Experimente JeriLitoral TurJeri Dunas Off RoadJeri Off RoadJeri Ecoturismo,  Cooperativa Bugueiros, João Gaúcho e Cooperativa Jab.

PIAUÍ

Passeios e Transfers: Rota ComboEcoAdventure, Natur Turismo, e Clip Ecoturismo.

MARANHÃO

Passeios e Transfers : Awantte Ecoturismo e AventuraSão Paulo Ecoturismo, Baluarte Ecoturismo, e Caetés Expedições e Turismo de Aventura.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Decolar.com tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

Avianca Outubro

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário