fbpx

Guia Rápido: visite Marseille e região

Data: 10/10/2018

Por: Luciano Palumbo

Marseille oferece uma diversidade turística que vai da religião a aventura, passando pela gastronomia, cultura, histórias e compras

As embarcações no Porto Antigo, em Marseille

LUCIANO PALUMBO
Enviado ao Sul da França
*Com colaboração de Gabriela Olegário

Marseille, capital da Provence – importante região turística –, é a cidade mais antiga da França e uma das mais importantes, se destacando pelo turismo, pela história e gastronomia de qualidade. A influência dos imigrantes italianos é bem visível pelas ruas de Marseille, principalmente depois do século 19. Ali, também é possível notar um pouco da cultura e das tradições de povos asiáticos e do Oriente Médio.

A cidade oferece uma diversidade turística que vai da religião à aventura, passando pela gastronomia, cultura, pelas histórias e compras. Não podemos deixar de falar da temporada de cruzeiros, que “entope” as ruas do porto na capital da Provence.

Em sete dias de viagem com passagens por cidades como Marseille, Nîmes, Lourdes, Villandry, Chenonceau e Amboise, provamos pratos regionais, fomos apresentados a um aqueduto e claro, vivemos a história de cada lugar. Confira algumas sugestões da reportagem do TurismoEtc!

Fachada da Basílica de Lourdes

No contexto histórico, Marseille ou Massalia, surgiu 600 anos antes do nascimento de Cristo, fruto da colonização dos povos gregos, provindos de Phocée (atual Turquia), fundaram Massalia. Nessa época, a cidade se estende pela margem Norte do Vieux-Port e, concentrado à sua volta, subsiste um conjunto de vestígios da mesma altura.

Hoje, o local que abriga bares e restaurantes também se destaca pelos monumentos existentes ao seu redor, entre eles o Forte Saint Nicolas, o Forte Saint Jean, o Palácio do Pharo, a Igreja Saint Laurent, a câmara municipal, o Hotel-Dieu e o famoso campanário dos Accoules.

O turista se envolve – a todo tempo – com as descobertas culturais, gastronômicas e, principalmente, com a beleza única de cada região. Os castelos no Vale do Loire e a cidade “santuário” de Lourdes são quase que indescritíveis.

Já quem preferir ter uma vista panorâmica da costa poderá subir à Catedral de Notre Dame de la Garde. Marseille ainda oferece boas praias, com destaque para as Plages du Prado. É também o berço do time de futebol mais popular da França, o Olympique de Marseille, cujo bonito estádio, de 1937, pode ser visitado.

O Château de Villandry e a beleza de seus jardins

ROTA DOS CASTELOS FRANCESES
No Vale do Loire, local conhecido como o “Jardim da França” e o “Berço da Língua Francesa”, se destacam – sem o menor esforço – as belezas arquitetônicas e históricas nas cidades de Amboise, Angers, Blois, Nantes, Orléans, Saumur e Tours. Em especial, os famosos “châteaux” como o Castelo de Amboise, Chambord, Villandry e Chenonceau e os vinhos famosos da região de Chinon.

Os jardins renascentistas do Villandry

Há também alguns castelos medievais como o Château de Rivau, o Château de Langeais e a Fortaleza Real de Chinon. No geral a paisagem do Vale do Loire, particularmente, os muitos monumentos culturais ilustram um grau excepcional dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental dos séculos 15 ao 19.

LOURDES, CAPITAL DA ESPIRITUALIDADE
Lourdes é a capital da espiritualidade no Sul da França. Na verdade, ali já é Sudoeste. O escritório de turismo local não tem como contabilizar o número de turistas que acessam o santuário – a entrada é gratuita e isso dificulta o controle de acesso. Mas a cidade – curiosamente – é segunda no número de leitos na França, perdendo somente para a gigante Paris.

A cidade também é muito conhecida pelo patrimônio cultural e natural. Propõe uma grande diversidade de atividades (esportes de aquáticos, passeios a cavalo e a pé, golfe, esqui e spa). A situação geográfica aos pés das montanhas é o ponto de partida ideal para a descoberta dos Pireneus.

Vista do santuário desde o Forte do Castelo

Área interna da Basílica de Lourdes

NÎMES
Nîmes mistura as histórias espanhola e romana e se destaca pela preservação dos monumentos com o selo da Unesco espalhado pela cidade. O aspecto mescla o velho e o novo, sempre. A pequena cidade da região de Occitânia, no Sul da França, tem mesmo é uma história riquíssima para mostrar.

Parte da Arena de Nîmes

A grandiosidade das construções, sejam os templos, a arena, as fontes ou praças atraem aos olhares atentos, o contraste que vai do antigo ao moderno de uma maneira sutil, integrada e, principalmente, harmônica.

Nîmes tem diversas opções para compras e gastronomia. É verdade! Lojas de grifes, restaurantes estrelados pelo Guia Michelin, bares e cafés estão espalhados por toda a cidade.Museus e vida noturna integram o calendário de eventos da cidade.

Em Nîmes, os restaurantes e bares tomam conta das calçadas; ali tem quase que de tudo

A qualidade de conservação e infraestrutura dos monumentos para o turismo é realmente impecável. Os principais pontos turísticos – a Arena, a Maison Carré e a Tour Magne – oferecem atendimento diferenciado para o turista esteja ele desacompanhado ou não (com a presença de um guia ou familiares, por exemplo). Os locais vendem ingressos como se fossem “combos” e oferecem acesso com guias auditivos gratuitos e em diversos idiomas.

La Maison Carré, simbolo da religiosidade romana que hoje abriga um museu de história sobre o templo

Outro ponto marcante da cidade é a Maison Carré. O monumento romano erguido há dois mil anos já serviu como templo, sede de governo durante um período da Idade Média, prefeitura pós-Revolução Francesa e, hoje, é um museu de história que recebe turistas internos e estrangeiros e grupos escolares.

PONT DU GARD
O lugar reúne história, natureza e uma beleza criativa quase que incomparável. Bem perto das históricas Avignon e Nîmes, o aqueduto Pont Du Gard é parada obrigatória para quem visita o Sul da França. O local tombado como Patrimônio Mundial da Unesco, abriga ainda, um museu de história.

O monumento visto de frente

O lugar é imenso. Há um museu que conta a história da construção e da utilização do aqueduto pelos romanos. Na história ainda é possível encontrar objetos de higiene pessoal e a importância da água para os romanos que moravam em Nîmes.

O site Pont Du Gard conta com um centro de visitação – na verdade são duas construções, uma em cada margem do rio Gardon, ou rio Gard, como é chamado carinhosamente pelos locais –, museu, cinema, um espaço kids, lojas, bares e um restaurante sensacional, o “Les Terrasses”.

ONDE COMER
O Le Restaurant Aux Plaisirs des Halles, restaurante assinado pelo chef Sebastien Granier, combina elementos e ingredientes na mais perfeita harmonia. Além disso, o chef é fiel aos produtores regionais. A harmonização é feita com vinhos da região de Côstière de Nîmes.

O carro-chefe do Le Restaurant Aux Plaisirs des Halles que leva bacalhau, azeite de oliva e leite

Visitando a cidade, não deixe de ir às casas de navettes – biscoitos originais de Marseille. A origem do biscoito está associada à festa da Chandeleur – comemorada no dia 2 de fevereiro, simboliza o momento em que Jesus é levado ao Templo – na maior parte da França a tradição é fazer crepes neste dia, mas em Marseille se come a navette. Outra delícia que só se come por ali é o chocolate com azeite. Na verdade, o azeite de oliva substitui o leite no preparo da especialidade que leva 70% de cacau e outros 30% de azeite na receita.

Para estar perto do Mediterrâneo e ainda assim desfrutar de bons cafés e restaurantes, a melhor dica é o Porto Velho, ou Vieux Port. Ali, restaurantes como o Miramar se destacam pelas iguarias locais.

A disposição das mesas e o layout de todo o restaurante em Marseille

Outra dica é o restaurante La Boite à Sardine, que fica num lugar estratégico. Bem aos pés da Eglise des Réformés – Saint Vincent de Paul, o pequeno local que comporta mais ou menos 30 pessoas ao mesmo tempo, tem um diferencial na gastronomia.

O restaurante reúne iguarias do Mediterrâneo como ostras, anêmonas e ouriços, além das sardinhas e peixes diversos num cardápio feito à mão, ou melhor, escrito na hora.

ONDE FICAR
Quando viajar ao Vale do Loire, na França, as possibilidades de se hospedar em um dos 300 châteaux históricos existentes na região é muito grande. Mas, na cidade de Villandry – que tem um castelo que leva o seu nome e os jardins renascentistas mais bonitos do país – existe o diferenciado hotel Le Haut des Lys, onde o carinho é demonstrado em cada objeto, em cada gesto ou na prestação de serviço impecável.

Fachada do Le Haut des Lys, em Villandry

O prédio datado do século 19 possui 20 quartos personalizados decorados de forma simples, mas com muito bom gosto. Entre os diferenciais de hospedagem no Le Haut des Lys, apartamentos com saídas para os jardins, cama de casal redonda, spa e terraços privados e ainda, o conforto de um café da manhã especial preparado artesanalmente com produtos da região.

Fachada do Hotel Dieu, Marseille

Já o InterContinental Marseille Hotel-Dieu, situado na zona mais antiga e nobre de Marseille, esbanja serviços na cidade. A arquitetura é testemunha da história contada sobre os degraus de enormes escadas, arcos e terraços magníficos do antigo e soberbo edifício do século 18, inaugurado por Napoleão 3°, em pessoa. O luxuoso hotel ainda oferece gastronomia com estrelas Michelin e diferenciais como spa.

Quarto Deluxo no Hotel Dieu

InterContinental Marseille Hotel-Dieu tem 194 quartos, incluindo 62 quartos que oferecem esplêndidas vistas panorâmicas sobre o Vieux Port ou terraços privados com vista para o centro histórico da cidade.

COMO CHEGAR
Marseille é acessível via aérea, com desembarque no aeroporto Marseille-Provence, que tem voos para algumas das maiores cidades europeias. A viagem de trem TGV leva três horas para Paris e duas horas para Nice. Na cidade também é fácil chegar pelas rodovias.

Não esqueça de contratar um seguro de viagem pois, eventualmente, surpresas também podem ocorrer. E é melhor estar coberto. Para mais informações, clique aqui.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário