fbpx

O que fazer em Bonito (MS): guia completo

N°.20190521

Por: Da Redação

Saiba o que fazer em Bonito com este guia de atrações que preparamos. Conheça as atividades que você pode realizar durante a sua viagem

A cidade de Bonito fica no Mato Grosso do Sul. A região é famosa pela beleza de seus rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. Dentre as atrações mais famosas estão: Gruta do Lago Azul, Abismo Anhumas, Barra do Sucuri, Balneário Refúgio da Barra e Nascente Azul. Certamente é um passeio imperdível para se fazer. Confira este guia e saiba o que fazer em Bonito!

O que fazer em Bonito

A Gruta do Lago Azul (fotos divulgação/Sectur de Bonito)

Como chegar em Bonito

Para chegar em Bonito há alguns voos diretos, mas são escassos e caros. Então, a melhor forma de chegar ao destino é voando para Campo Grande e, de lá, pegar um transfer para Bonito.

Esse trajeto leva entre 4h e 5h, com uma parada na metade do caminho, para comer algo. Eu usei o transfer da Vanzella Transportes, que faz o trajeto entre Campo Grande e Bonito por R$ 100 o trecho por pessoa. Eles têm um guichê logo no desembarque.

PROCURE O SEU HOTEL EM BONITO AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Em vez de desanimar por parecer longe ou caro, já comece a entrar no clima de aventura. Afinal, se fosse para escolher paz e sossego, a viagem seria para um resort na praia ou chalé no interior e não pra Bonito. 😉 O preço não é dos mais baratos, mas te garanto que vale cada centavo. Não conheço um que foi pra lá e se arrependeu.

O que fazer em Bonito

A Gruta de São Miguel

O que fazer em Bonito (MS)

O cartão postal de Bonito é, sem dúvida alguma, a Gruta do Lago Azul, onde a cor da água impressiona pelo azul vivo no fundo de uma gruta e centenas de degraus abaixo da superfície. Esse é o passeio mais básico e não dá pra deixar de fazer. Há outras duas grutas conhecidas mas menos populares: Gruta de São Miguel e Gruta São Mateus.

Por falar em profundezas, que tal entrar de rapel de 72m de altura numa caverna cheia de estalactites e estalagmites e onde é possível fazer flutuação ou mergulho num lago geladíssimo? Isso é possível no Abismo Anhumas e super recomendado, apesar de ser o passeio mais caro da cidade.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

O que fazer em Bonito

Balneário Municipal de Bonito

Mas esses não são os únicos passeios de encher os olhos em Bonito. No rio Barra do Sucuri é possível fazer uma flutuação lindíssima, com correnteza leve, e depois almoçar no restaurante do atrativo ou descansar no Balneário Refúgio da Barra.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO

Outra flutuação combinada com outras atividades rola na Nascente Azul. O trajeto é um pouco menor, mas é possível ver a nascente do rio e muitos peixes. A atividade pode ser combinada com uma tirolesa ou com o Balneário Lago da Capela, onde fica o Circuito Aqualokos, um circuito de pontes no estilo “ponte do rio que cai” e pequenos mirantes no meio do lago.

O que fazer em Bonito

Você irá nadar com os peixes no rio Barra do Sucuri

O que fazer em Bonito

Estância mimosa, uma das várias cachoeiras de Bonito

À noite, depois dos passeios fora da cidade, é possível conhecer o Projeto Jiboia, um projeto de conservação de serpentes. É interessantíssimo ouvir as histórias e o trabalho deles pra entender o medo que (não) devemos ter desses animais. Para os mais corajosos, é possível tirar foto com uma jibóia nos ombros. Proximidade com animais é também o destaque do passeio ao Buraco das Araras e à Estância Mimosa, onde é possível fazer cavalgada. Não deu tempo de fazer esses dois, mas também são muito buscados por turistas.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Para os que gostam de aventura, o Boca da Onça Ecotour é um prato cheio. Trilhas, rios e diversas e cachoeiras, algumas nas quais é possível entrar. O almoço, com comida deliciosa, está incluso no local. Na fazenda do atrativo também é possível fazer rapel, caso queira. Outra opção é fazer arvorismo e boia cross no Cabanas Aventura. Esse passeio eu não fiz mas também é bastante escolhido pelos aventureiros.

O que fazer em Bonito

Cachoeira na Estância Mimosa

Há algumas atrações das mais conhecidas que eu não fiz, como o as flutuações no Rio Formoso, Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, mas é recomendação certa. Há vários outros atrativos em Bonito. Todas as agências podem te auxiliar na escolha do roteiro perfeito pra você.

Curiosidades e dicas

Só é possível fazer reserva nos atrativos em Bonito por meio de agências locais. Eles não negociam diretamente com público final.

Bonito, como um destino de natureza, está sujeito à sua vontade. Então, é possível que o roteiro, o horário e a ordem das atividades programadas possam sofrer alterações se as condições climáticas (e até operacionais) não permitirem. As agências de lá estão acostumadas com isso, então farão, dentro do possível, qualquer remanejamento.

Em alguns passeios, como os que envolvem grutas, rapel, arvorismo, trilhas, cachoeiras, cavalgadas, quadriciclo e flutuações, ou seja, quase todos mesmo, o viajante deve usar tênis ou calçado antiderrapante. Na mala, também devem estar roupas confortáveis, roupa de banho, boné/chapéu, chinelo, repelente e protetor solar. Vale também levar uma toalha absorvente.

Apesar de ser importante levar protetor solar ou repelente, o uso desses itens (junto com bronzeador) é proibido antes de entrar nas águas, para não contaminar, mas deve ser aplicado depois do passeio.

O que fazer em Bonito

A cachoeira Boca da Onça

Máquinas subaquáticas, como a GoPro, são as únicas permitidas nas flutuações, então faça dela sua melhor amiga nessa viagem. Mas, alguns passeios, como o de bote, não permitem levar nenhum equipamento, por segurança. Algumas atrações oferecem serviço de foto opcional e é possível contratar diretamente no atrativo.

Além disso, outro destaque é o Pub São Jorge, um dos poucos pontos de vida noturna da cidade pra quem gosta de dançar e é também um ponto de encontro para a comunidade LGBT+. Aos sábados, costuma rolar festa com música pop.

Outra coisa importantíssima: não beba água da torneira em Bonito. Ela tem acúmulo de resíduos de calcário e magnésio e pode dar ruim pro estômago.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas

Por último, mas não menos importante, duas dicas práticas: em Bonito, o fuso horário é de 1h a menos em relação ao horário de Brasília e não existem caixas eletrônicos 24h. Só existem caixas eletrônicos dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Sicredi e Caixa.

O que fazer em Bonito

O Zagaia Eco Resort (foto reprodução/Booking)

Onde ficar em Bonito (MS)

Quando visitei Bonito, fiquei hospedado no Marruá Hotel. Ele fica um pouco mais afastado do centrinho da cidade, mas Bonito não é grande, você consegue inclusive fazer tudo a pé. É considerado um hotel 4 estrelas e é bem bonito, com paisagismo e muito verde na área central, entre os quartos.

Bonito oferece diversos tipos de hospedagem, desde hotéis de luxo até opções mais econômicas. O Zagaia Eco Resort é o único hotel 5 estrelas na região. Dentro da propriedade há 3 piscinas, 2 restaurantes, parquinho infantil, quadras de tênis e futebol e sauna, entre outras coisas. Serviço de babá está disponível por custo extra.

Uma opção de hotel interessante é o Bonito Ecotel, que é bem localizado, perto da Praça da Liberdade, e tem uma proposta sustentável. Tem apenas 20 quartos que acomodam até 4 pessoas, então, em alta temporada, pode ser mais difícil conseguir vaga lá.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

O que fazer em Bonito

Um dos quartos do Marruá Hotel (foto reprodução/Booking)

Bonito também é conhecida por ter diversas pousadas. As 3 opções a seguir estão entre as mais conhecidas ou recomendadas no destino. O Hotel Pousada Águas de Bonito tem 4 estrelas e mistura hotel com pousada. É ideal para quem quer relaxar depois do dia cheio de aventura, pois conta com piscina ao ar livre climatizada e spa com uma banheira de hidromassagem, sauna e tratamentos de massagem. Outras duas pousadas bem recomendadas no Booking são a Pousada Surucuá e a Pousada Gira Sol.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO

Entre as opções econômicas, o Che Lagarto Bonito é sempre uma opção interessante, já que a rede de hostels é reconhecida mundialmente por suas qualidades. Eles têm unidades espalhadas em todo canto. Outra opção de hostel de rede é o Bonito HI Hostel, da Hostelling International, que tem piscina e café da manhã. Ambos contam com quartos individuais e o HI tem também quartos coletivos com beliche.

Onde comer em Bonito

Por estar localizada na região Centro-Oeste do Brasil, Bonito tem muito de sua gastronomia vinda dos rios ou dos pastos do Estado do Mato Grosso do Sul. Alguns dos atrativos oferecem opção de almoço, como a Nascente Azul e o Boca da Onça Ecotour.

Para jantar, há opções diversas no centro da cidade. O mais conhecido e tradicional é, sem dúvida, o restaurante Casa do João. Já está há muitos anos na cidade, comida boa, atendimento bom, fotos de famosos espalhadas na parede e um salão gigante com diversas mesas. Apesar de não ser o mais barato, vale a pena reservar uma noite para comer lá pela experiência.

O Restaurante Juanita, além de boa comida, tinha música ao vivo de um jeito diferente. Um senhor estava tocando harpa. O Restaurante Turquesa é bem pequeno, tem mesas na parte de dentro e na calçada, dando o ar despojado de boteco, mas com comida árabe, vegetariana e natural. Mas opção de mesa na calçada não é exclusividade deles.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

No Restaurante Aquário, um pouco maior, também sentei na rua e é legal que você percebe a vibe de cidade pequena, com todo mundo se conhecendo e a Dona Margarida vendendo as trufas deliciosas e de sabores diferentes. Recomendo experimentar também. No restaurante, há dois tipos de preparo para o peixe piraputanga: a recatada e a safadinha. Você escolhe qual vai comer.

Já o Restaurante Aipim Cozinha de Raízes é um pouco mais requintado, com pratos mais elaborados. Tudo bem gostoso. Para almoçar, a dica é ir no Restaurante Espaço Jack, com uma comida muito boa por quilo. Pra experimentar tipos diferentes de cerveja, vá à Bonito Beer, na Praça Central.

O que fazer em Bonito

Flutuação na Barra do Sucuri é uma atividade imperdível

Quando ir a Bonito

Bonito não é conhecida por ter um clima muito frio e as estações do ano são duas: a seca e a molhada. Ambas oferecem condições para fazer turismo. A última, que acontece de dezembro a maio, coincide, em grande parte, com o verão. Então, espere calor intenso nessa época, muita chuva e menos peixes. Dizem que as cachoeiras ficam mais cheias, a mata mais verde e a água da Gruta do Lago Azul com uma cor mais intensa.

Em contrapartida, com chuva deixando as águas mais turvas, alguns passeios podem ser cancelados e você pode passar o dia no hotel. Entre outubro e abril, por exemplo, a Lagoa Misteriosa fica fechada ao público que quiser fazer flutuação os os mergulhos mais básicos. Só fica aberto o mergulho mais profundo.

PROCURE O SEU HOTEL EM BONITO AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Entre maio e setembro, época da seca, acaba sendo a melhor época para ir a Bonito, pois o risco de ter passeio cancelado é menor e a água fica mais cristalina nas flutuações e mergulhos. O tempo pode ficar um pouco mais fresco e as temperaturas caem um pouco, para cerca de 15ºC à noite. A temperatura da água não é um empecilho com as roupas de neoprene e, muitas vezes, lá dentro está mais quente do que fora dela.

O que fazer em Bonito

Certamente você irá se encantar com a Gruta do Lago Azul

Junho, julho e agosto são os menos com menos chuvas registradas historicamente. Mas considere que em julho (assim como em dezembro, janeiro e em feriados) é alta temporada, então os preços disparam e a cidade lota. Evite esses períodos, principalmente Ano Novo e Carnaval.

Agora que você já sabe o que fazer em Bonito depois dessas dicas, ficou fácil programar a sua próxima viagem! Veja algumas ofertas de passagens aéreas na Passagens Promo.

Por Rafael Leick, do Viaja Bi!
Especial para o TurismoEtc

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário