fbpx

O que fazer em Gramado e Canela: viagem para famílias

Pois é! Ponto de partida para a visitação das Serras Gaúchas, Gramado e Canela oferecem inúmeras opções de lazer para visitantes durante o ano todo com estrutura de cidade gringa. Saiba aqui, o que fazer em Gramado com programação completa para famílias

Já pensou em viajar para Gramado ou Canela, nas Serras Gaúchas? Pois, é! Menos populosa que as “rivais” Campos do Jordão (SP) e Petrópolis (RJ) –, Gramado (RS) te surpreende desde o pórtico de entrada. Ou seja, vale muito programar uma viagem para aquela região.

A gente viajou pra lá e reparou um roteiro esperto com o que fazer em Gramado e Canela com uma programação completa para famílias. Quer ver? Certamente vai se identificar com nossos palpites!

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

Bom. Na verdade, a arquitetura dá início à viagem que mostra nas construções a colonização europeia iniciada por imigrantes lusos, seguida por alemães e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul.

O que fazer em Gramado e Canela:

Vista aérea de um dos mirantes do Cânion do Itaimbezinho

Porém, a viagem – pra quem não mora perto para ir de carro – começou em Porto Alegre, no Aeroporto Internacional Salgado. Foi de lá que encontramos a “lojinha” da Brocker Turismo para dar início a nossa trip em família. Certamente, ótima opção para chegar nas Serras Gaúchas!

Desta vez, o TurismoEtc foi desvendar os atrativos e sabores de algumas cidades da região das Hortênsias. Por ali visitamos Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Nossa viagem deu uma esticada e fugimos para conhecer os cânions do sul do Brasil!! Destaque para as maravilhas naturas de Itaimbezinho e Fortaleza. Ou seja, tem muita coisa ver e sentir por lá!

Tours exclusivos para Nova Petrópolis (incluí tour de compras) e para os cânions de Itaimbezinho e Fortaleza. Clique nos links e compre direto! 

O que fazer em Gramado e Canela

Pórtio de entrada da cidade de Gramado, nas Serras Gaúchas (fotos Divulgação/Gramado Parks)

O que fazer em Gramado e Canela

O colorido das flores e o charme da arquitetura

Do avião para o micro-ônibus. Esse foi o nosso trajeto logo que chegamos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.  Lá fomos resgatados pela Brocker Turismo que oferece uma série de transfers com saídas regulares do aeroporto para as cidades de Gramado e Canela com valores a partir de R$107 por pessoa. Ou seja, uma ótima opção de transporte!

O trajeto dura cerca de 1h30. Há opções também para locação de carros e viagens com taxi, ônibus intermunicipais e uber.

LEIA MAIS:

Rentcars é confiável? Dúvidas sobre aluguel de carro online

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

O QUE FAZER EM GRAMADO E CANELA

No coração da Serra Gaúcha e dona de riquezas naturais, gastronômicas e históricas incríveis, a cidade de Gramado (RS), tem tudo que um destino serrano necessita para sobreviver. Certamente vai se apaixonar ela cidade!

Afinal, pela diversidade étnica e cultural e devido às inúmeras opções de lazer, que Gramado não depende do frio e possibilita uma série de experiências em qualquer estação. Ademais, há muita comida boa por lá também!

Toda essa mistura é refletida pelos cafés, lojas charmosas, casas de chocolate, restaurantes e cervejarias por calçadas e canteiros de flores belíssimos e bem cuidados. Pronto! Você chegou e está no centro de Gramado, exatamente na rua Borges de Medeiros, principal avenida da cidade. Portanto, aproveite!!

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI NA RENTCARS

O que fazer em Gramado e Canela

No Icebar…. é muito frio

O que fazer em Gramado e Canela

Esfinge de chocolate do Mundo do Chocolate

O que fazer em Gramado e Canela

O charme incomparável da Rua Coberta, em Gramado

Foi lá que visitamos o Boreal Ice Bar (gelaaaaaado mesmo). Além disso, fomos ao Mundo de Chocolate Lugano – este lugar tem esculturas incríveis de mais de duas toneladas de chocolate. Ou seja, por lá há mesmo é uma variedade de bebidas e barras do mercado de chocolates finos e personalizados.

A fábrica foi inaugurada em 1976 em Gramado e hoje possui diversas linhas de chocolates artesanais. Vale cada mordida… 🙂 Ou seja, um visita que pode te render uns quilinhos a mais também… Juízo!

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

Saindo dali, primeiro, um passeio pela Rua Coberta e mais uma vez, uma enxurrada de opções para eventos e exposições. O lugar ainda é polo de comércio de roupas e acessórios, restaurantes, cafés e lojas de souvenirs. No inverno, a rua é toda aquecida por campânulas e oferece um pouco de sombra no verão. Ou seja, , perfeito! 🙂

Em segundo lugar e não menos importante, a Praça Major Nicoletti é uma bela opção de descanso para quem passeia por Gramado. Além disso, é um ótimo lugar para apreciar a vista da Igreja São Pedro e do Palácio dos Festivais, cartões postais da cidade.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

ONDE COMER EM GRAMADO E CANELA

Se você está de dieta, literalmente não vá a Gramado. Desculpe, mas é a mais pura verdade. Manter o peso em Gramado é uma tarefa mais que difícil. Por ali, há uma “orgia” gastronômica com inúmeras opções calóricas e deliciosas que te perseguem já no café da manha.

Mas, como há opções, sempre haverá fome. Na área urbana há diversas e boas opções. No entanto, uma dica de programação gastronômica (e cultural) é almoçar na zona rural na cidade gaúcha, na Cantina Linha Bella, aberta em 2008.

O que há: bom atendimento, comida deliciosa e variada e música ao vivo – com dois músicos que cantam músicas em português e em dialeto italiano. Eles são ótimos! Portanto, agende sua visita e vá conhecer esta delícia de lugar.

CONHEÇA AQUI A CANTINA LINHA BELLA. TOUR ESPECIAL.

O que fazer em Gramado e Canela

A rainha da gastronomia de Gramado. A sequencia de fondue está presente em muitos restaurantes por lá (foto Le Petit Clos/Divulgação)

O que fazer em Gramado e Canela

Bufê da Cantina Linha Bella

No trajeto de oito quilômetros entre o centro e a cantina, o grande destaque é a paisagem. Ou seja, à medida que o perímetro urbano fica para trás, paisagens de tirar o fôlego vão surgindo, com as maravilhosas araucárias e morros cobertos de verde. No restaurante que só abre sob reserva, há três bufês distintos: de comidas quentes, de saladas e de sobremesas.

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

A noite chega e é quase inevitável a associação com fondue. Portanto, preste atenção: Ninguém sai de Gramado provar a iguaria ao menos uma vez. Pela cidade, o que mais se vê são faixas anunciando rodízios do prato predileto das famílias. Carne, queijo, chocolate e, pasmem, até truta está dentro do esquema.

São inúmeras opções na cidade, porem, nem sempre o mais barato é o melhor. Duas dicas: os restaurantes Belle du Valais e Le Petit Clos são as melhores opções de custo beneficio em Gramado.

o que fazer em Gramado e Canela

Cris, Giulia, Rafael e Eu no Mini Mundo

Fachada do Hollywood Dream Cars

DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES EM GRAMADO E CANELA

Depois de comer esse tanto, nada como uma boa caminhada para “desapegar” das gordurinhas. A dica é caminhar em volta do romântico Lago Negro.

O ponto turístico é completamente cercado por pinheiros provenientes da germânica Floresta Negra. Ademais, o lago tem uma curiosa peculiaridade: em nenhum ponto, conseguimos observá-lo por inteiro, deixando a impressão de ser maior do que realmente é. Ou seja, fascinante!

Além disso, muitas opções de entretenimento por lá podem te distrair o dia todo. Você pode conhecer rapidamente o Mini Mundo, – uma cidade em miniatura, onde castelos, aeroportos, prefeituras, igrejas e outras tantas construções foram reduzidas em 24 vezes do seu tamanho original ou se encontrar com estrelas da música, esporte, política e do cinema no Dreamland Museu de Cera.

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

No subsolo (mesmo prédio), o “underground” do mundo das motocicletas. Ali o Harley Motor Showexibe uma respeitável coleção de motos da marca norte-americana e uma réplica da motocicleta utilizada no clássico, Easy Rider (1969).

O filme dirigido e estrelado por Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, conta a história de dois motociclistas que viajam através do sul e sudoeste do Estados Unidos, com o objetivo de alcançar a liberdade pessoal. Ou seja, história e adrenalina!

Para os amantes de carros antigos, potentes e quase exclusivos, Gramado e Canela têm opções incríveis para se voltar no tempo ou admirar modelos autênticos de marcas como Ferrari, Porsche, Lamborghini, Rolls-Royce, entre outras.

Decoração remete ao mundo das duas rodas e rock ‘n roll

O Cadillac Eldorado/Biarritiz é um dos mais raros do museu

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

Iniciamos nossa viagem cultural e histórica sobre automobilismo pelo Hollywood Dream Cars. Dentro do museu e ao som de pelos hits de Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Halley uma visita pelo passado com a reunião de dezenas de carros antigos em ótimo estado de conservação. Ou seja, para os aficionados por carros, um lugar imperdível!

É um passeio muito interessante para quem gosta de veículos antigos e de ver carros tão estilos que muitas vezes aparecem em filmes de Hollywood. Portanto, não perca!

Ali, você vai ver um dos exemplares  de Cadillac que era o preferido da mãe do astro do rock Elvis Presley e ainda poder apreciar a beleza do Lincoln Continental Club Coupe 1946 – modelo usado pelo All Capone o famoso Gangster Americano. Deste modelo, foram fabricados apenas 446 modelos, uma raridade de alto luxo. Aqui no Brasil existem apenas 12 modelos e um deles se encontra no museu.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Super carros: o mundo encantado de crianças e adultos

Rafael no simulador Super Carros

No quesito carro antigo, Canela também tem seu charme. O Museu do Automóvel de Canela, projeto de iniciativa dos irmãos Azambuja, colecionadores de Passo Fundo (RS) abriga uma série de exemplares  de relíquias como Buick, Marmon, Cadillac, Ferrari, Puma, Corvette, Chevelle, Pontiac, Simca, e Rolls-Royce.

Se no Hollywood Dream Cars a ideia é ver carros antigos e raros, no Super Carros a garagem é outra. Mais divertida, moderna e veloz.  Ou seja, a coleção ali é de carros novíssimos e com motores possantes, turbinados.

Ferrari, Porsche, Dodge Challenger, BMW e outros objetos de desejo de adultos e crianças estão expostos ali e pronto para terem você como piloto por alguns quilômetros.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

VÁ DE ÔNIBUS – PASSEIOS E TICKETS

Já imaginou sair em um ônibus temático que te leva para descobrir o melhor das cervejarias da serra gaúcha? Pois é!! A Brocker Turismo te leva para uma viagem degustativa incrível pelas principais cervejarias de Gramado e Canela. A saída é da loja da agencia, na av. das Hortênsias, 1845, no centro da cidade de Gramado.

Advertência para turistas brasileiros: o ônibus é super pontual e não espera nem um minutinho…  O Bus Bier Tour dura cerca de 3h30 e passa por três diferentes cervejarias da região.

O interior do ônibus divide o espaço das cadeiras com duas mesas, adaptadas para dar o clima de bar para o tour. A música alemã completava o clima de Oktoberfest no Bus Bier Tour em Gramado e Canela! No ônibus não vende cerveja, mas você pode consumir normalmente dentro do veiculo.

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

Ônibus da Brocker Turismo dedicado a visitação de cervejarias artesanais em Gramado e Canela

Degustação na Rasen Bier

Farol que representa a cervejaria em Gramado

BusTour em Gramado: comodidade e conforto para conhecer a região (fotos Divulgação)

Assim é Gramado e Canela quanto o assunto são atrativos turísticos. Existe sim, uma proximidade muito grande entra alguns deles, mas aqueles que ficam mais distantes também se revelam especiais para que visita a região. Pensando na comodidade, conforto e na satisfação dos turistas, um passeio de ônibus no melhor estilo internacional. Trata-se do BusTour.

Esses ônibus turísticos de dois andares funcionam no esquema hop-on hop-off, muito comum fora do Brasil, te oferece mobilidade e conforto para conhecer todos os atrativos turísticos da região de Gramado e Canela. Nele você pode descer e subir quantas vezes quiser ao longo do dia em qualquer parada do trajeto.

Vai para Gramado ou Canela? Compre aqui seus tickets para museus, passeios e tours guiados.

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

PASSEIOS AO AR LIVRE EM GRAMADO E CANELA

Um dos lugares com uma beleza natural incrível encontrada nas Serras Gaúchas. Bem colado na glamurosa e surpreendente Gramado, o Parque do Caracol ou Parque Estadual do Caracol (em Canela, RS) é o parque que guarda a maior cachoeira do Rio Grande do Sul e um dos maiores pontos turísticos do sul do Brasil.

A Cascata do Caracol – maior atração natural da cidade de Canela –  tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata lindíssima. O passeio é de contemplação e é uma boa oportunidade para realizar uma atividade em meio à natureza, com ar puro e muitas árvores ao redor.

Cascata do Caracol: Cartão postal do Sul do País

Caminhada para acesso as trilhas altas do parque

Tirando onda em família nesse paraíso

Dentro do parque, você pode se deslumbrar com a vista do elevador panorâmico (pago à parte), conhecer seus mirantes ou descer uma escadaria de mais de 900 degraus até a base da queda d’água.

Outro lugar que deve ser visitado é o Canion do Itaimbezinho. Um dos locais mais lindos do Sul do País, o Cânion do Itaimbezinho – localizado dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra – na cidade de Cambará do Sul (RS) é indispensável para quem está de viagem pelas Serras Gaúchas.

Rico em flora e com cachoeiras incríveis – as trilhas e mirantes proporcionam uma vista inigualável de um dos cenários naturais mais ricos do Brasil.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

O cânion é um atrativo único. É possível visita-lo por cima ou por baixo. Porém, de cima e do lado gaúcho é que se encontra a melhor vista do Itaimbezinho – que em tupi guarani quer dizer “pedra afiada”. São três trilhas possíveis no parque: a trilha do Rio do Boi – são oito longos quilômetros que podem durar até 7h.

Outro rolê por lá é pela trilha do Cotovelo (duas horas, ida e volta), que passa pela Véu de Noiva e pelos arroios Perdiz e Preá até chegar ao Itaimbezinho.

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
PRECISA DE PASSAGEM AÉREA? CLIQUE AQUI

ARTE PARA TODOS EM GRAMADO E CANELA

A cidade ainda sedia famosos eventos, como o Festival de Cinema de Gramado, onde diretores e atores do cinema brasileiro e internacional se encontram; o Natal Luz, maior evento natalino do Brasil, com uma decoração grandiosa e 80 dias de shows e espetáculos, que atrai turistas do Brasil inteiro; e o Festival Internacional na Cultura e Gastronomia, com renomados chefs de cozinha nacionais e internacionais.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, Gramado (RS)

Korvatunturi, um espetáculo incrível permanente em Gramado

A gente com parte do elenco da Korvatunturi

Além disso, Gramado tem um espetáculo teatral permanente para toda a família. Visitato por mais de 500 mil pessoas, o Korvatunturi encanta os visitantes com uma mistura de teatro, dança, canto, técnicas circenses e cenários virtuais revelando um espetáculo emocionante para todas as idades. Certamente, vai se apaixonar!

O Korvatunturi é inspirado em uma lenda Finlandesa que e significa “Montanha da Orelha”. Mágico e sensorial, o show conta uma história cativante que mostra os verdadeiros valores da vida e leva o espectador a um reencontro com os sentimentos de amizade, alegria, solidariedade e amor. Ou seja, encantador! Adorei.

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
PRECISA DE PASSAGEM AÉREA? CLIQUE AQUI

ONDE FICAR EM GRAMADO

Gramado é a maior cidade e principal polo turístico da Região das Hortênsias, sendo também onde estão localizados o maior número de hotéis da região. Porém, no eixo Gramado/Canela a garantia de boa hospedagem é quase certa, já que as cidades possuem uma excelente estrutura hoteleira, com acomodações para todos os bolsos e estilos de viajantes.

Os comércios estão concentrados no centro das duas cidades. Portanto, para quem pretende conhecer a cidade a pé, com transporte público ou até mesmo não dispõe de um carro, é muito importante priorizar a localização da hospedagem, de maneira que você tenha acesso aos restaurantes e lojas a pé.

Entrada do hotel Casa da Montanha em Gramado

Fachada do Klein Ville Canela

Vista aérea do Prodigy Gramado

Se tiver com um carro (pode ser alugado), você não precisa se prender tanto a uma acomodação central. Ou seja, há outras opções mais distantes! Porém, o carro oferece independência e o levará para qualquer lugar. Restaurantes e fábricas de chocolates costumam ter um transporte gratuito para levar seus clientes aos seus estabelecimentos. Então, não perca tempo. Você pode utilizá-los quando precisar.

Em Gramado, a GJP possui alguns hotéis estratégicos como o Wish Serrano e e o Prodigy. Já a rede Laghetto tem inúmeras opções na cidade. Portanto, são opçoes para gostos e bolsos.

Além desses, hotéis como o Klein Ville Canela, o Casa da Montanha, considerado um dos melhores da cidade, e a pousada Bella Terra, que tem um bom custo-benefício são ótimas opções. Ou seja, na rua você não vai ficar!

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
PRECISA DE PASSAGEM AÉREA? CLIQUE AQUI

Para pagar diárias mais baratas, Canela é o lugar mais indicado. A cidade tem vários hotéis e, por ser menos badalada, sai bem mais em conta. Em Canela, mais duas sugestões: as pousadas Perfume de Canela e a Doce Canela.

Já pensou o que você pode encontrar em Gramado? Esse foi apenas um “pedacinho” de coisas que vimos e gostamos na cidade. Ainda vem muita coisa por aí. Boa viagem!!

O TurismoEtc viajou com apoio da Avianca Brasil, E-HTL Viagens, Brocker Turismo, Gramado Parks e Flytour MMT Viagens

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário