Dicas de viagem pela Rota das Emoções

O TurismoEtc foi conhecer de perto um dos roteiros mais incríveis pelo Nordeste brasileiro passando pelos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Aqui, algumas dicas de viagem pela Rota das Emoções

Pensa num destino que reúne o melhor do sol e praia, dunas, natureza exuberante e exótica, gastronomia regional e uma hospitalidade de satisfazer até os mais exigentes dos viajantes. Pois é!!

A gente foi conhecer a Rota das Emoções – um roteiro colaborativo criado e desenvolvido pelos Sebrae dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão – que reúne o melhor de cada região, criando uma veia de turismo no Nordeste brasileiro. Certamente, você vai querer embarcar em mais essa viagem. 🙂

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Pedra Furada

Um dos cartões postais de Jericoacoara, a Pedra Furada

Pensando na sua comodidade, o TurismoEtc vai publicar algumas reportagens sobre os atrativos e os destinos que percorremos em seis dias. Porém, o ideal é fazer esse trajeto em 15 dias. Ou seja, ter mais tempo para aproveitar todos os destinos e, claro, o que cada um oferece de melhor aos seus visitantes.

Serão algumas reportagens com o que há de melhor para se visitar, conhecer, comer, provar, dormir e curtir. Portanto, siga abaixo uma lista rápida do que virá pela frente!

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Praça de Jeri

A Villa de Jeri é uma atração única: de dia ou de noite. Não importa!

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Lagoa Paraíso

Outro cartão postal e parada obrigatória na Viagem: a Lagoa Paraíso

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Kite Surf

A Praia do Preá é ponto ideal para o kitesutf

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

VEJA LISTA DE ATRATIVOS E DESTINOS NA ROTA DAS EMOÇÕES

PREÁ 

O local pode ser o ponto de partida da viagem. É no “Preá” que estão atrativos como a Árvore da Preguiça e a Lagoa do Paraíso. A praia também é o ponto ideal para quem busca a pratica do Kitesurf. Certamente o ponto ideal para iniciar a viagem pela Rota das Emoções.

JERICOACOARA

Principal destino de entrada da Rota das Emoções, a Vila de Jeri é bem agitada e concentra restaurantes, bares e pode ser a base para a contratação de qualquer passeio por lá.

As saídas de buggy levam para destinos como o Parque Nacional onde estão a Pedra Furada e as Dunas do Pôr do Sol. Ou seja, Jeri está no topo da lista de desejos!!

CAMOCIM

Essa cidade aconchegante reserva uma série de atrativos aos visitantes. Seja nas belas dunas e praias do Maceió ou na beleza da Lagoa da Torta, o município merece pelo menos duas noites.

Além disso, dá pra ver as dunas de Tatajuba (Funil e Encantada), Barra dos Remédios e Ilha do Amor.

VEJA AQUI UM GUIA COMPLETO PELA ROTA DAS EMOÇÕES

VEJA UM POUCO DA NOSSA VIAGEM PELA ROTA DAS EMOÇÕES

CHAVAL 

Do alto das escadarias da Gruta Nossa Senhora de Lourdes já é possível avistar o grande Parque das Pedras. A última cidade do Ceará antes de chegar ao Piauí nos reserva uma beleza natural impar.

Por exemplo, estando lá, não deixe de fazer Trilha da Carnaúba, são enormes blocos de pedras numa planície com um lago de carnaúbas no topo.

BARRA GRANDE

Foi o que mais curti nessa transição da rota. O pequenino litoral oferece beleza exuberante, além é claro, do contraste do mais famoso vilarejo da região. É lá que ficamos hospedados na Pousada BGK. Certamente, pra mim, a melhor hospedagem da rota.

Há quem diga que o verdadeiro nome do estado seja Piawaii (leia-se Piauai). Ou seja, referência aos bons ventos para esportes náuticos existentes na gringa Hawaii. Por isso, o lugar, segundo os locais é o melhor para o Kitesurf no País.

LUÍS CORREA

É nesse lugar onde se encontra um dos pontos de parada dos turistas, a Árvore Penteada. Ou seja, prepare as câmeras passado por lá.

Mais importante, o município ainda oferece boas praias como a Praia de Atalaia e a Praia do Coqueiro – famosas e excelentes para banho. Lá ainda tem o Farol de Atalaia – um dos cartões postais da cidade.

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Delta do Parnaíba

Dunas do Morro do Meio, o lugar é a porta do Delta do Parnaíba

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Árvore Penteada

Árvore Penteada, em Luis Correa

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Gastronomia

A deliciosa gastronomia da Pousada BKG

ILHA GRANDE

O lugar é o portão de entrada para o Delta do Parnaíba. O lugar é incrível e possui diversas atrações ecológicas e naturais como uma porção de ilhas fluviais, dunas, mangues e igarapés. No entanto, por lá você também vai comer muito bem!

Por lá é possível ver o charme das rendeiras, a cata controlada do caranguejo e ainda o espetáculo natural da revoada dos guarás no final de tarde com direito ao pôr do sol exclusivo no delta. Então, você não pode perder!

Leia também sobre os sabores desta viagem.
Saiba quais são os melhores hotéis para se hospedar no destino.

TUTÓIA

De lá que partimos em direção aos Lençóis Maranhenses. Porém, a cidade praiana e com dunas incríveis revela um oásis incrível ladeado pelo mar do Atlântico. Imperdoável não ir a Pequenos Lençóis – uma pitada do que verá mais à frente.

Lá ainda reserve um tempo para as praias quase que desertas como a praia do Amor, Pequenos Lençóis e Arpoador.

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses

Vista aérea dos Lençóis Maranhenses (foto Andy Spinelli)

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses

Pagando de “blogueirinho” nos Lençóis….

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Pequenos Lençóis

Entrada de Pequenos Lençóis: o lugar é sensacional

Dicas de viagem pela Rota das Emoções - Lençóis Maranhenses

A caminhada é longa, mas vale cada passo

VASSOURAS

A Passagem foi bem rápida por aqui. Por exemplo, durou um maravilhoso e avermelhado pôr-do-sol. O rolê é pelo Rio Preguiças. No passeio de lancha é possível leva até Barreirinhas.

Pelo caminho, se tiver tempo, vá conhecer Caburé e o Farol do Mandacaru. Os lugares são lindíssimos. Ou seja, não vai perder a visita!

ENCONTRE AQUI SEU HOTEL
NÃO VIAJE SEM SEGURO
ALUGUE SEU CARRO AQUI
COMPRE SEU AÉREO

BARREIRINHAS

Chegamos ao portal do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nossa viagem foi para ver o sol nascer nas dunas cristalinas do parque. Pra ver o fenômeno – a gente não viu porque estava com muita névoa – tem que acordar às 3h da manhã.

Leia também sobre os sabores desta viagem.
Saiba quais são os melhores hotéis para se hospedar no destino.

O pôr do sol também é muito procurado. Portanto, conheça os oásis e as lagoas Azul, Bonita e da Esperança antes da multidão chegar. Certamente por lá, seja de manhã ou ao final do dia, o espetáculo está garantido.

O TurismoEtc viajou a convite dos Sebrae Ceará, Piauí e Maranhão

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

Avianca Outubro

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário