fbpx

O que fazer no Mato Grosso? Cuiabá e Pantanal trazem diversos encantos

Data: 22/04/2019

Por: Luciano Palumbo

Cuiabá, Pantanal e Chapada dos Guimarães são exemplos de todo o encanto que o Estado do Mato Grosso tem para oferecer

A região do Centro-Oeste brasileiro é cheia de encantos. Um de seus três Estados, o Mato Grosso é um grande exemplo disso, mas o que fazer no Mato Grosso? Podem-se visitar locais como o Pantanal Mato-grossense e a Chapada dos Guimarães, que enchem os olhos com tantas belezas.

O que fazer no Mato Grosso

Cuiabá é uma cidade cheia de belezas urbanas e naturais (foto divulgação)

Conhecer a capital, Cuiabá, toda sua história e cultura. Além disso, a fauna local é uma das mais diversas do País, por exemplo, o jacaré-do-pantanal, capivaras, garças brancas. Ou então, os diversos tipos de peixe da região como a piranha e o pacu. Uma experiência inegavelmente inesquecível.

Leia também:
<<< Encantos e diversidade do Espirito Santo >>>
<<< O que fazer na rota das emoções >>>

Conhecendo Cuiabá

Cuiabá é uma cidade com riquezas inestimáveis. As ofertas de entretenimento são muitas. Agito noturno, opções gastronômicas, moderna infraestrutura, sem falar nas belezas naturais. Afinal, a cidade faz divisa com Chapada dos Guimarães e suas inegavelmente belas cachoeiras.

O que fazer no Mato Grosso

Chapada dos Guimarães (foto divulgação)

Os demais pontos turísticos se espalham até o município de Chapada dos Guimarães. Por exemplo, Portão do Inferno, Cachoeirinha, Véu de Noiva, Casa de Pedras, Pousada Penhasco, Mirante. Da Chapada a Campo Verde, há outros lugares igualmente paradisíacos.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Mas é bom lembrar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do país, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Então não deixe de trazer roupas leves e, no caso de esticar a viagem até o Pantanal. Aliás, lembre-se de tomar vacina contra a febre amarela dez dias antes do embarque.

O que fazer no Mato Grosso? Conheça o Pantanal e a Chapada dos Guimarães

Esqueça o barulho dos carros, a correria e a sofisticação das cidades grandes. O Pantanal é um lugar de contemplação. Um santuário ecológico para quem quer avistar uma infinidade de animais selvagens sem grades e jaulas. Então fica fácil observar o pôr-do-sol multicolorido em horizonte aberto, ouvir do amanhecer ao anoitecer uma profusão de grasnados e piados.

PROCURE O SEU HOTEL EM CUIABÁ AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

O que fazer no Mato Grosso

Certamente, o Pantanal vai ter surpreender com toda sua beleza (foto divulgação)

Casa para uma infinidade de bichos, um dos pontos fortes do Pantanal são os safáris fotográficos, feitos de carro 4×4 ou de barco. O terreno plano e a vegetação baixa facilitam a observação dos animais, o que não acontece na Amazônia. Por exemplo, Tuiuiús, tucanos e araras-azuis são algumas das 650 espécies de aves que sobrevoam a região e compõem a trilha sonora da região.

Assim que chegar na Chapada, impressionantes paredões de arenito vermelho-alaranjado darão as boas-vindas. Porta de entrada do Parque Nacional, a cidade que leva o mesmo nome da reserva oferece pousadas confortáveis, restaurantes charmosos e uma pracinha que, nos finais de semana, funciona como feirinha de artesanato durante o dia e ponto de encontro dos visitantes quando a noite cai.

O que fazer no Mato Grosso

É possível fazer diversos passeios pela Chapada dos Guimarães (foto divulgação)

A 13 quilômetros do centro, o parque criado em fins dos anos 80 ocupa uma área de 330 quilômetros. O cenário perfeito combina cerrado, cachoeiras e cânions, além de pinturas rupestres e formações rochosas que enchem os olhos dos ecoturistas.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

As muitas trilhas, desbravadas a pé ou de bike, levam a mirantes naturais que descortinam maciços montanhosos. Em dias claros, é possível ver a planície pantaneira e a capital Cuiabá, a quase 70 quilômetros de distância. Os caminhos conduzem ainda ao cartão-postal da Chapada: a cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda e vista panorâmica.

O que fazer no Mato Grosso

O cavalo é um meios de transporte ainda muito usado (foto divulgação)

VEJA ONDE COMER EM CUIABÁ

A culinária mato-grossense possui muita influência da região estar próxima a rios. O restaurante Lélis Peixaria mostra bem isso ao ter em seu cardápio pratos inusitados, principalmente os de carne de jacaré. Seja linguiça, à milanesa ou no espeto, a carne do animal é um dos produtos com maior destaque. Além disso, lá ainda são servidas iscas de arraia.

Ao mesmo tempo, o Varadero Bar e Restô traz um pouco de Cuba para o centro-oeste. Certamente, a decoração rustica chama atenção. Uma dica é pedir as iscas de pintado, peixe tradicional da região.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

ONDE FICAR NO MATO GROSSO

O Hotel Deville Prime Cuiabá é uma excelente opção de hospedagem. Localizada 10 km do Aeroporto Marechal Rondon, o lugar oferece TV a cabo, wifi, spa e piscina com bar 24h. Além disso, os hospedes ainda podem usar a academia e o salão de jogos do hotel à vontade.

Outra opção para ficar em Cuiabá é o Delmond Hotel que fica a 4 km do centro da cidade e a 500 km do Shopping Center Pantanal. Então, quem se hospedar lá vai encontrar wifi e TV a cabo nos quartos e também poderá aproveitar o café da manhã servido diariamente. Aliás, o local ainda fica a 10 km do Aeroporto Marechal Rondon e a 9 km da Arena Pantanal. Certamente, um dos estádios usados na Copa do Mundo de 2014, vale a visita.

Veja aqui outras opções de hotéis em Cuiabá.

Leia também:
<<< Saiba o que fazer em Florianópolis, a Ilha da Magia >>>
<<< O que fazer no Rio de Janeiro? Veja dicas da cidade maravilhosa >>>

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário