fbpx

Orla em Maceió: mar sem photoshop e tranquilidade

N°.20190424

Por: Da Redação

Uma caminhada pela orla nas praias urbanas de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara é obrigatória durante viagem em Maceió

Não visitava Maceió desde 2001, portanto um bocado de tempo. Nas feiras que cubro, sempre via a presença da cidade com amplos painéis que destacam o mar verde-azul degradê das praias urbanas. Pois então, meses atrás, quando voltei à capital alagoana, constatei que a cor é exatamente esta – e muito mais! Que coisa linda…

Orla em Maceió

Escultura de sereia na orla da Pajuçara tem seis metros de altura: de autoria do artesão alagoano Zezinho para celebrar os 200 anos de Alagoas

Justamente uma dos passeios mais bacanas que há para se fazer na cidade é caminhar pela orla, que possui ao todo cerca de 40 quilômetros de extensão. Ainda por cima é gratuito. Sim, há trechos mais movimentados, com bares e restaurantes, e trechos bem mais calmos, mas sem qualquer infraestrutura.

PROCURE O SEU HOTEL EM MACEIÓ AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

Turista pratica stand up padle na praia de Ponta Verde: mar calmo, parece piscina

Turistas praticam caiaque nas águas de Pajuçara

Sugiro uma caminhada pela orla nas praias urbanas de Jatiúca, Ponta Verde e Pajuçara. No caminho você tem sempre a sombra dos coqueirais, estátuas de alagoanos famosos, bares, restaurantes e vendedores de água de coco. Tomei uma num destes passeios e adorei o preço: R$ 2 – mais baratos que outras capitais do Nordeste.

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

Quer postar as belas fotos que, com certeza, você vai tirar no caminho nas redes sociais? Tudo bem… Ao longo da orla há vários pontos de acesso à internet wifi livre. Portanto, você não ficará desconectado.

Turista faz selfie junto à estátua do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953)

Orla da cidade também possui trechos com ciclofaixa

Vale caminhar bem tranquilo, num ritmo que dê para observar os coqueirais e a beleza da água do mar. Além disso, se tiver vontade, alugue cadeiras e um guarda-sol ou estique sua toalha na areia e mergulhe. A água em Maceió é bem morna e tranquila. Certamente você irá adorar!

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Outro aspecto bacana das praias urbanas de Maceió é a presença dos pescadores. Sim, lá estão estes trabalhadores com suas embarcações e redes ou que pescam por meio do método do curral: ou seja, cercas de varas de madeira prendem os peixes que entram na maré alta.

Pescadores em ação em praia urbana de Maceió

O farol instalado dentro do mar, na Ponta Verde

Em Pajuçara vale a pena dar uma parada no mercado de artesanato. Ou seja, diversos boxes apresentam uma variedade de trabalhos em vários tipos de produtos, como madeira, argila, couro e o super alagoano filé – não pense no corte de carne; trata-se de uma renda fina, linda e colorida.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

A caminho do Norte, ou seja, com destino a Maragogi e à divisa com o Estado de Pernambuco, as orlas e as praias são bem diferentes da parte urbana – da região entre Jatiúca e Pajuçara. Há praias com ondas fortes, como a de Cruz das Almas e Guaxuma, ideais para quem pratica surfe.

Um dos lugares mais fotografados pelos turistas na orla da cidade

Jangadas na areia da praia de Pajuçara

As praias mais distantes ao Norte do centro turístico de Maceió, na região entre Jatiúca e Pajuçara, são as de Pratagy e Ipióca. O interessante é que para chegar lá parece que você deixou Maceió e está no interior, em outra cidade. Mas deixo para uma outra reportagem para falar de Ipióca…

Portanto, reserve algumas horas para passear pela orla da cidade. Recomendo.

Como não se apaixonar por um mar com esta cor

m cobertura em mais 210 países. Ou seja, não vai ficar desconectado.

orla em Maceió

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO.

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Maceió/AL
O TurismoEtc viajou a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário