Conheça a exótica Purmamarca, no Norte argentino

N°.20180111

Por: Gabriela Olegário

Ao fundo, o Cerro de los Siete Colores

GABRIELA OLEGÁRIO
Enviada a Purmamarca, Província de Jujuy/Argentina

A Província de Jujuy, situada no Norte da Argentina, se apresenta como uma nova alternativa turística ao turista brasileiro, caracterizada pelas paisagens montanhosas e pela riqueza cultural e histórica. Você já ouviu falar das montanhas coloridas de Purmamarca?

No último sábado, dia 6 de janeiro, participei do primeiro voo direto da Aerolíneas Argentinas, partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) até o Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán, em San Salvador de Jujuy, a capital provincial. A operação ocorre neste mês e em fevereiro, junto com um pool de operadoras.

Jujuy é dividida em quatro regiões muito diferentes para se explorar: La Puna, Los Valles, Las Yungas e Las Quebrada de Humahuaca. Passei o dia conhecendo Purmamarca, uma vila muito charmosa que fica a uma hora do aeroporto internacional, localizada na Quebrada de Humahuaca, eleita Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2003 pela Unesco. É la que está o famoso Cerro de los Siete Colores.

O artesanato é um dos destaques do Norte da Argentina

As lojinhas que ficam no centro de Purmamarca

A paisagem em volta da estrada é incrível!

A Província de Jujuy faz fronteira com Chile e Bolívia. É fácil para estender a viagem para estes outros países da América do Sul. Eu, particularmente, conhecia muito pouco sobre o Norte da Argentina, destino que tem muito para ser explorado turisticamente. As estradas em Jujuy são tranquilas, e a paisagem ao redor é encantadora.

INFLUÊNCIAS DOS PAÍSES VIZINHOS
Jujuy é a Província que mais possui população indígena e a mais diversificada da Argentina. É possível observar isto na cultura viva e na arquitetura própria do local. Em cada cantinho da região de Purmamarca há algo diferente para ver, como os cactos, as cores das montanhas e o artesanato, vendido no mercado local, na praça principal – o ponto forte da cidade. Há várias lojinhas que vendem bolsas, panelas de barro, enfeites, lhamas de pano, roupas, tapetes e muito mais.

O interior de uma das lojas

Detalhes dos artesanatos

Em Jujuy há também o Parque Nacional Calilegua: a maior reserva natural de biodiversidade da Argentina, com diversos animais característicos da região, como a jaguatirica, que está estampada nas notas de 500 pesos argentinos.

DICAS
O clima da região é ameno. De dezembro a janeiro é bem quente durante o dia, mas o vento é gelado, e dá uma “cortada” na sensação de calor. Leve protetor solar, chapéu e óculos de sol para se proteger, e não esqueça do agasalho para usar a noite: a temperatura começa a abaixar depois das 17h e faz muito frio.

Ah! Mais uma coisa: as ruas da vila não são pavimentadas. Leve um tênis confortável para andar por lá.

CARNAVAL ARGENTINO
Em Jujuy, no mês de fevereiro, acontece uma grande festa carnavalesca, que não é parecida com o carnaval brasileiro. As pessoas são protagonistas, elas organizam o evento e buscam destacar o sentimento familiar. É como se fosse um tipo de festa junina do Brasil, digamos assim.

A linguiça de lhama e os queijos de cabra, típicos da região

As montanhas fazem parte da paisagem em todos os lados

PRATOS TÍPICOS
Os pratos são bem temperados e com pimenta. São famosas as carnes de lhamas, as empanadas de carne, frango ou queijo de cabra; o prato locro, que é tipo uma sopa de farinha de milho com carne seca; e o arroz com molho de frango e batata.

A bebida chicha é muito famosa na região. Preparada para festas importantes – como o carnaval argentino –, é feita com farinha de milho e cereais, fermentado com água. Há também a bebida saratoga, composta de vinho branco e suco.

Em Jujuy, provei a folha de coca. Os nativos falam que é um método muito utilizado para amenizar a sensação da altitude (que é de  1.259 metros, muito alto se compararmos com São Paulo, que é de 760 metros), e a falta de oxigênio, ajudando a te manter mais esperto e com energia para explorar a região e os morros.

Uma das pousadas em Purmamarca

A paisagem vista do Hotel El Manantial del Silencio

Na cidade há pousadas, hotéis, hostels e campings, para aqueles que querem ter um contato maior com a natureza.

O destino que visitei é muito encantador, os nativos são muito receptivos e a região é cercada por uma natureza única, fugindo do comum, e está próximo do Brasil –  cerca de três horas de avião. Recomendo que você passe uma semana no Norte argentino para conhecer e explorar tudo com calma.

Se você se animou e está planejando visitar Jujuy, confira os pacotes nas seguintes operadoras: Ancoradouro – www.ancoradourooperadora.com.br; Ambiental – www.ambiental.tur.br; Agaxtur – www.agaxturviagens.com.br; BWT – www.bwtoperadora.com.br; Flytour – www.flytour.com.br; Interpoint – www.interpoint.com.br; New Age – www.newage.tur.br; Soultraveler – www.soultraveler.com.br; TGK – www.tgkturismo.com.br; Uneworld – www.uneworld.com.br; Venturas – www.venturas.com.br; e Visual – www.visualturismo.com.br.

O site da companhia aérea é o www.aerolineas.com.ar.

Para saber mais sobre o destino, acesse www.turismo.jujuy.gov.ar.

TurismoEtc viajou a convite da Aerolíneas Argentinas e do Ministério de Cultura e Turismo da Província de Jujuy, com seguro de viagem GTA

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Decolar.com tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA HOME

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário