Buenos Aires tem novo centro cultural

N°.20150916

Por: Luciano Palumbo

Centro Cultural Kirchner. Buenos Aires. 21-05-2015

Centro Cultural Kirchner. Buenos Aires. Foto: Divulgação

Instalado no Palácio de Correios, edifício declarado Monumento Histórico Nacional, em 1997, o Centro Cultural Kirchner tem 100 mil metros quadrados e duas áreas: a Nobre, que foi restaurada, e a Industrial, que está modernizada. La Plaza Seca, La Ballena Azul, La Gran Lampara e La Cupula, permitem maior valorização da concepção histórica, social e cultural do prédio.

A sala de concertos de La Ballena Azul tem capacidade para 1.750 pessoas; de La Cupula tem-se uma bela vista de toda a cidade; e o espaço La Gran Lampara é uma estrutura envidraçada, sustentada por um entrelaçamento de vigas vierendeel. Caminhando pela Plaza Seca, debaixo de La Ballena Azul, é possível ver o restante do espaço. Para sediar a ampla e heterogênea programação artística, o centro conta uma sala de música de câmara, denomina Sala Argentina, para 540 espectadores, localizada no subsolo.

Panorâmica CCK
Nos próximos meses devem estar concluídas as obras de conservação e restauração de outras áreas do Palácio de Correios, agora convertido em um espaço artístico e educativo. Os trabalhos de restauração incluíram as quatro fachadas do edifício, que tem estilo neoclássico, foi projetado pelo francês Norbert Maillart, começou a ser construído em 1889 e foi inaugurado em setembro de 1928.

Também foi restaurada uma parte interna, que dá frente à Calle Sarmiento. Estas obras começaram em 2009 e incluíram os amplos salões cerimoniais como o Salon de Honor, no 2º piso, e a Sala Eva Peron, no 4º; além da melhoria na luminária antiga, a recuperação das telhas francesas, serralheria e marcenaria em geral. Para chegar à nova infraestrutura, foi necessário demolir o interior de uma parte do edifício, na zona delimitada pelas calles Alem, Corrientes e Bouchard, preservando sempre a fachada exterior.

Sala Eva Peron CCK
A obra, que teve como arquitetos responsáveis Enrique Bares, Federico Bares, Nicolas Bares, Daniel Becker, Claudio Ferrari e Florencia Schnack, criou o maior Centro Cultural da América Latina, com envergadura dos edifícios culturais mais importantes do mundo, tais como L’Auditori, de Barcelona; o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, de Madrid; o Tate Modern de Londres; e o Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou, de Paris.

Para saber mais, acesse www.culturalkirchner.gob.ar

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA HOME

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário