Arte movimenta hotelaria em Paris e Londres

N°.20160903

Por: Luciano Palumbo

Fachada do The Arch London (fotos Divulgação)

Fachada do The Arch London (fotos divulgação)

As capitais da França e Inglaterra se preparam para receber dois eventos importantes para a indústria criativa europeia. O Paris Design Week, que ocorre entre os dias 3 e 10 de setembro, valoriza mais de 200 artistas, de oito países, que se destacam no design contemporâneo. O London Design Festival, por sua vez, leva criatividade e ousadia para a cidade entre os dias 17 e 25 de setembro.

A atmosfera de inovação e originalidade que paira sobre Paris e Londres durante o mês pede uma hospedagem à altura. Na Cidade Luz, dois hotéis oferecem perspectivas visuais e sensoriais distintas, mas que garantem experiências de interação com a arte, arquitetura e decoração.

O hotel-design Le Cinq Codet, por exemplo, propõe uma síntese de mobiliário, arquitetura, arte e design de interiores em uma das áreas mais sofisticadas da Cidade Luz: o 7 ème, bairro residencial da Rive Gauche. O hotel ocupa um prédio industrial dos anos 1930, antiga sede da France Télécom.

O desafio de transformar uma estrutura cheia de janelas, fachadas em curva e pés-direitos altíssimos foi vencido pelo arquiteto Jean-Philippe Nuel, que fez um complexo trabalho de arquitetura de interiores, onde há muita luminosidade natural, transparência e arte. A maioria do mobiliário foi desenhada pelo estúdio de Nuel, e divide espaço com 400 obras, assinadas por gente do calibre de Charles Eames, Eero Saarinen, Patricia Urquiola e Tom Dixon.

Para quem busca um ambiente chique, clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo, o hotel-boutique cinco estrelas Le Burgundy, localizado no bairro mais fashion de Paris, o 1º arrondissement, promete agradar. A valorização da arte é tamanha que, já no lobby, é possível admirar uma belíssima escultura do artista francês Guy de Rougemont.

Restaurante do H Cinq Codet

Restaurante do H Cinq Codet

Detalhes da arquitetura do H Cinq Codet

Detalhes da arquitetura do H Cinq Codet

Átrio do Le Burgundy

Átrio do Le Burgundy

Restaurante do Le Burgundy

Restaurante do Le Burgundy

Apartamento standard do The Arch London

Apartamento standard do The Arch London

As obras de arte contemporâneas se espalham pelos ambientes do hotel, cujos 59 apartamentos são cuidadosamente decorados para garantir uma atmosfera inspiradora. Não fosse o bastante, o Le Burgundy tem um restaurante gourmet estrelado no Guia Michelin, o Le Baudelaire. O toque final fica por conta da visão da incrível adega de 500 garrafas, que já dá uma ideia da imensa variedade do que pode ser degustado por lá.

Em Londres, a dica de hospedagem é o The Arch London, elegante e pequeno hotel boutique que foge do óbvio ao misturar a arquitetura georgiana com peças de arte contemporânea. Localizado no coração da capital inglesa, o cinco estrelas possui 82 apartamentos decorados individualmente, com papéis de parede desenhados a mão e tecidos finos.

A grande experiência, porém, fica no Le Salon de Champagne, espaço para apreciação de champagne que conta com cadeiras desenhadas por Tom Dixon e o teto, elegantemente grafitado pela ilustradora Sara Fanelli, que traz frases sobre a bebida e notas de degustação. Saiba mais em www.le5codet.com, www.leburgundy.com e www.thearchlondon.com.

HRH Punta Cana Interna 1901
Avianca NY

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário