fbpx

Curadoria deve envolver agentes nos próximos anos

Data: 30/09/2016

Por: Luciano Palumbo

Mesa redonda composta por especialistas em viagens durante a 44ª Abav Expo

Mesa redonda composta por especialistas em viagens durante a 44ª Abav Expo

Pois é! A mudança no perfil de consumo, a era da compra de viagens digitais e o bombardeiro de informações e agências online colocaram o “agente de viagens” em uma posição desconfortável no segmento de distribuição dentro do turismo no Brasil.

O painel “A sociedade dos sonhos e o papel do curador de viagens” realizado na Vila do Saber, durante a 44ª Abav Expo, levou os agentes participantes a uma nova percepção sobre a participação e importância no mercado. Na verdade, o painel apresentou a real importância da reinvenção do agente não mais como um “tirador de pedidos” e sim como “especialista” em viagens.

Conduzido pelo ex-presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, a discussão envolveu especialistas em viagens como o jornalista e co-editor do TurismoEtc, Claudio Schapochnik “Schapo”; o fundador do JooceBox e especialista em start ups, Bruno Talevi, e o mestre em turismo e professor titular da EACH (USP), Luiz Trigo, que utilizaram de ilustrações simples e cotidianas ara ferramentar os participantes e coloca-los em um novo patamar comercial.

Atualmente, o mercado – em possível reaquecimento – espera, de vez, que o agente de viagens se profissionalize a cada dia e se torne não somente um consultor, mas um “curador”, especializado e capacitado para oferecer experiências, personalização, gerenciamento e valor agregado. “Tudo isso que citamos, a internet não faz”, diz Talevi.

schapo03

Luiz Trigo, Antonio Azevedo, Bruno Talevi e Schapo

Segundo o especialista, o mercado norte-americano perdeu, nos últimos dez anos, 50% do mercado de distribuição para a internet. No Brasil, esse número já chega a 25%. “A queda na distribuição fez com que o agente dos Estados Unidos se reinventasse, evoluísse. Hoje, a geração mais conectada (millennial) voltou a comprar offline e busca por esse agente especialista”, comentou.

Já o co-editor de TurismoEtc, Schapo, destacou também a importância no preparo dos agentes para a comercialização de produtos e ascensão de mercado. “Tenho notado esse movimento mundial e espero que chegue rápido ao Brasil”, disse referindo-se aos agentes internacionais assumirem seus papéis de consultores e não de tiradores de pedidos.

Schapo destacou ainda a importância da mídia especializada (sérias e competentes) na distribuição de conteúdo informativo ao mercado e no auxílio a bisca de informações por parte dos agentes de viagens. “Os agentes não podem se capacitar somente pelas mídias e devem acompanhá-las sempre para atualização”, comentou. O jornalista, em referência ao mestre Luiz Trigo, destacou a literatura como fonte de inspiração para o canal de distribuição. Ele, por sua vez, ressaltou o envolvimento, cada vez maior, da academia no mercado de viagens.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário