fbpx

Cerveja artesanal é querida em Ribeirão

Há cervejarias que têm visita guiada na fábrica, como é o caso da Invicta e da Walfänger. Outras, como a Lund e a SP330, têm bares próprios para a degustação

Bebida da Weird Barrel (foto reprodução)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Ribeirão Preto/SP

O forte calor que faz praticamente o ano inteiro em Ribeirão Preto e o gosto de grande parte da população pela cerveja foram fatores que ajudaram, de uns anos para cá, o desenvolvimento de várias microcervejarias na cidade, situada a 310 quilômetros ao Norte de São Paulo.

Na Feira da Avirrp, realizada no início do mês de agosto no município, o estande da Secretaria de Turismo de Ribeirão Preto trazia como um dos destaques da cidade o Polo Cervejeiro.

“A ligação da cidade com esta bebida é antiga: em 1911 é inaugurada uma filial da Companhia Antarctica Paulista”, recorda Ricardo Gomes, da Secretaria de Turismo de Ribeirão Preto.

Dois anos mais tarde foi a vez da inauguração na cidade da Companhia Cervejaria Paulista – dona de, entre outras marcas, da outrora famosa cerveja escura Níger. Em 1973, a empresa fundiu-se com a Companhia Antárctica Paulista, tornando-se a Companhia Antárctica Níger.

Ricardo Gomes, da Secretaria de Turismo de Ribeirão Preto, durante a Feira Avirrp

Anos depois a Antárctica encerrou a produção local. Esta empresa que, anos mais tarde, iria se fundir com a inimiga Brahma e mais tarde tornou-se parte da gigante multinacioanl Ambev.

Mais recentemente, Ribeirão Preto passou a ser o celeiro de vários empresários que começaram a produzir cerveja artesanal. Foi assim com a Colorado, depois comprada pela Ambev.

Algumas cervejas da Lund (foto reprodução)

Instalações da Cervejaria Walfänger (foto reprodução)

Outras foram inauguradas: Lund, SP 330, Invicta, Walfänger, Klaro e Weird Barrel. “Hoje temos 13 microcervejarias em operação na cidade e outras serão abertas”, assegura Gomes. Hoje, de fato, Ribeirão Preto é um Polo Cervejeiro.

“Temos notícias de que o Restaurante da Fazendinha produzirá a própria cerveja”, afirma Gomes.

A cidade é também sede de eventos ligados à cerveja, como o Ipa Day (dia 3 de novembro); o Nocaute, evento ligado à cervejaria Invicta; e o Slow Brew, salão com microcervejarias – estes dois últimos já realizados este ano.

Alguns produtos da linha da Invicta (foto reprodução)

O chopp produzido pela Klaro (foto reprodução)

Alguns produtos da Pratinha (foto reprodução)

Há cervejarias que têm visita guiada na fábrica, como é o caso da Invicta e da Walfänger. Outras, como a Lund e a SP330, têm bares próprios para a degustação. E há marcas que você encontra em bares, restaurantes e mercados. O que indico é ligar antes para as cervejarias para se informar sobre visitação, bares e horários – confira os links no serviço.

Portanto, se você gosta de cerveja artesanal e está em Ribeirão Preto, está no lugar mais do que certo. Saúde e beba com moderação!

Logomarca do polo (reprodução)

SERVIÇO:
Polo Cervejeiro
Lund
SP 330
Invicta
Cervejaria Walfänger
Restaurante da Fazendinha
Klaro
Weird Barrel
Pratinha

O TurismoEtc viajou com apoio da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e hospedagem no hotel Transamerica Prime Ribeirão Preto

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário