fbpx

Akuaba serve ótima comida baiana em Maceió

Restaurante Akuaba é uma das pérolas da gastronomia variada da capital alagoana. Certamente você tem que provar!

A-d-o-r-o comida baiana! Não tenho problema com o azeite de dendê, nem com o leite de coco ou a pimenta, por exemplo; só não me coloque coentro, por favor! Já provei esta folhinha, mas não desce – é insuportável, no meu gosto.

Restaurante Akuaba em Maceió

A moqueca de camarão da casa: deliciosa

Foi com este espírito que, no almoço, comi um acarajé e uma moqueca de camarão, ambos excelentes, em um ótimo restaurante de comida afro-baiana em Maceió: é o Akuaba, localizado no bairro da praia de Pajuçara.

Sem dúvida é uma das pérolas da gastronomia variada da capital alagoana, liderada pelo chef Jonatas Moreira.

Vista do salão do restaurante: clima informal

Indicaram que o acarajé do Akuaba é um negócio de bom. Sempre fico com um pé atrás, visto que, geralmente, só como o bolinho de feijão fradinho frito no azeite de dendê e recheado em território baiano – uma frescura geográfica. Mas topei prová-lo – e não me arrependo. É maravilhoso!

PROCURE O SEU HOTEL EM MACEIÓ AQUI
NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO
ALUGUE SEU CARRO AQUI

O acarajé chega “desmontado”, ou seja, vem numa travessa com o bolinho e os recheios separados – vinagrete (com coentro), vatapá, camarão seco e caruru. Além disso, o bolinho é grande e bem sequinho.

O acarajé é servido na travessa

Comi com gosto cada pedaço do acarajé com os acompanhamentos, sempre tirando os pedacinhos de coentro do vinagrete, e uma dose de molho de pimenta. Certamente poderia comer vários destes, de tão gostosos que estavam, mas aí não comeria o prato principal… Uma belíssima moqueca de camarão.

VEJA TAMBÉM:
<< Comida peruana em Maceió é no Wanchako >>
<< Orla em Maceió: mar sem photoshop e tranquilidade >>

Desta vez o garçom me atendeu: pedi que não colocasse um pedacinho se quer de coentro. Ah, aí sim! Pedi o mesmo no vinagrete do acarajé, mas ele disse não ser possível. A moqueca chegou bem quente à mesa, com fartura de camarões, arroz branco, farofa e pirão. Mais tarde, na minha repetição da moqueca – não dá para parar… rs… –, o dono do restaurante mandou uma porção de purê de banana da terra. Hummmm… Ou seja, a combinação do salgado com o doce – e o picante do molho de pimenta – ficou ótima! Certamente, a moqueca é fantástica.

Como sobremesa, uma dica da casa, fui no pudim de tapioca com coco. Ou seja, outra delícia, bem leve e com uma calda bem saborosa.

O meu prato com a sensacional moqueca

O purê de banana da terra: suculento

REI DO SUSPIRO

Pouco antes de ir embora, eis que entra no Akuaba um senhor com terno e gravata, todo simpático segurando uma bandeja com sequilhos e suspiros. Ele se apresenta como o Rei do Suspiro, um ícone da cidade. Pergunto seu nome, e ele me responde contando sua história.

“Meu nome é Luiz Eudes Floripes da Silva e vendo estes suspiros caseiros, feitos por mim mesmo, há 24 anos nos restaurantes de Maceió; com o dinheiro eduquei os meus filhos”, diz, orgulhoso, o monarca. Gostei dele, um senhor pra lá de simpático e educado.

Procurando passagens aéreas? Então saiba que a Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

O Rei do Suspiro de Maceió, com seus produtos no restaurante Akuaba

Ao me identificar como jornalista, ele, na mesma hora, me deu de presente uma embalagem de suspiros e uma de sequilhos. São muito gostosos.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Então alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Então, se você estiver no Akuaba ou outro restaurante de Maceió, já sabe que poderá entrar o Rei do Suspiro e te oferecer seus doces.

Certamente recomendo os dois: o Akuaba e os doces do Rei do Suspiro.

SERVIÇO:

Akuaba – Delícias Afro-Baianas
Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6, Jatiúca, Maceió-AL
Tel. (82) 3325-6199
Mais informações: www.facebook.com/akuababr/

Rei do Suspiro
E-mail: oreidosuspiro@hotmail.com

Restaurante Akuaba em Maceió

NÃO VIAJE SEM SEGURO. OU SEJA, MANTENHA-SE  PREVENIDO

Entre comprar as passagens aéreas, reservar a hospedagem e organizar as malas, às vezes acabamos deixando de lado um item que é de extrema importância para a tranquilidade durante a sua trip: o seguro de viagem. E para contratar uma assistência que atenda a sua necessidade, é fundamental se atentar a alguns critérios para evitar dores de cabeça futuras.

O seguro viagem não deve ser feito apenas para destinos internacionais, imprevistos podem ocorrer em qualquer lugar. Assim sendo, ter um seguro de viagem é altamente recomendado, pois, caso aconteça algum imprevisto durante o seu passeio, a seguradora vai arcar com as despesas de acordo com o valor predeterminado no contrato. Ou seja, vai garantir uma viagem muito mais tranquila para você e sua família.

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Maceió/AL
O TurismoEtc viajou a convite da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário