fbpx
Turismo ETC

Flandres (Bélgica) celebra grandes mestres flamengos

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 25/04/2017
A obra Ghent Alterpiece, de Jan van Eyck (1390-1441): obra-prima do mestre flamengo

Até 2020 a região de Flandres, no norte da Bélgica e de idioma predominante flamengo, vai celebrar os nomes mais famosos entre os mestres flamengos. Este foi um dos destaques da apresentação realizada pelo Visit Flanders e pelo Aeroporto de Bruxelas a operadores de turismo. O evento foi hoje (25) pela manhã, na padaria/restaurantre Julice Boulangère, em São Paulo.

“A magnífica obra Ghent Alterpiece, de Jan van Eyck (1390-1441), que está sendo minuciosamente restaurada, é um dos pontos altos desta programação”, disse ao TurismoEtc a country manager Brasil do Visit Flanders, Katrien Dejonghe. Ela é belga da região de Flandres e viveu oito anos em Minas Gerais, onde aprendeu a falar português fluentemente.

O adido econômico e comercial de Flanders, Yves Lapere, a country manager Brasil do Visit Flanders, Katrien Dejonghe, Nara Vasconcelos, da Interamerican, empresa que representa a região no Brasil, e Geert Van Dessel, do Aeroporto de Bruxelas, durante o evento
A apresentação de Katrien aos operadores de turismo

A obra de Van Eyck estará totalmente restaurada em 2020, quando voltará a ter o destaque no interior da catedral de Saint Bavo, em Ghent. “Também em 2020 haverá um jardim junto à catedral somente com plantas de espécies retratadas na obra”, emendou Katrien. “Vale lembrar que neste ano o artista será homenageado em Bruges e Ghent.”

Autorretrato de Peter Paul Rubens (imagem/Google Art Project)

Em 2018 será o ano dedicado a outro nome famoso dos mestres flamengos: Peter Paul Rubens (1577-1640). “Ele viveu muito tempo em Antuérpia, onde a sua casa ainda existe e é um museu”, explicou ela. Em 2019 o ano será dedicado a Jan Brueghel (1568-1625).

Quadro Orfeu no inferno, de Jan Brueghel (imagem/WikiGallery)

Não há voo direto entre o Brasil e a Bélgica, mas a capital Bruxelas pode ser acessada via aérea ou ferroviária desde cidades como Paris, Amsterdã e Londres, por exemplo. Nação integrante do Espaço Schengen, a Bélgica não exige visto de entrada para brasileiros.

Para mais informações, acesse o site www.visitflanders.com.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top