fbpx

Museu explora impressionismos em Giverny (França)

Visitante observa exposição (fotos divulgação/Musée des Impressionnismes Giverny)

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Giverny/França

Ainda na bucólica Giverny, a cerca de uma hora de carro a noroeste de Paris e localizada na região da Normandia, após conhecer os jardins e a residência de Claude Monet (1840-1926), vale a pena para completar o circuito impressionista visitar o Musée des Impressionnismes Giverny.

A instituição foi fundada em 1992 como American Art Museum Giverny, por Daniel J. Terra. Em 2009, a fundação que mantinha o museu negociou com o governo francês e, juntos, deram um novo encaminhamento ao museu, que passou a se chamar Musée des Impressionnismes Giverny.

O museu apresenta ainda exposições temporárias

“Este novo museu tem como objetivo estudar a história do impressionismo e suas consequências, e as suas consequências mais distantes na segunda metade do século 20. A Fundação Terra mantém uma presença ativa dentro diretoria da instituição e continua, além de empréstimos, para organizar exposições de arte americana, e subvenções, para participar no desenvolvimento do lugar. O Museu D´Orsay traz para o projeto apoio científico e pratica uma política de empréstimo privilegiado”, explica a instituição.

O museu também mostra o impacto do movimento impressionismo para além das fronteiras da França.

ASSISTA AO VÍDEO:

MOSTRAS TEMPORÁRIAS
Quem for ao museu pode conhecer ainda a exposição Tintamarre! Instruments de musique dans l’art, 1860-1910, que segue até o próximo dia 2 de julho.

Segundo o texto de apresentação do museu sobre esta mostra “os primórdios do impressionismo coincidem com a chegada de novos instrumentos musicais e presença de música cada vez mais forte na vida cotidiana”.

É possível ver obras, entre outros, dos seguintes pintores: Édouard Manet (1832-1883), Pierre Bonnard (1867-1947), Edgar Degas (1834-1917) e Paul Gauguin (1848-1903).

Com abertura no dia 14 de julho e indo até 5 de novembro deste ano, o museu realiza a exposição Manguin, a alegria da cor – sobre o trabalho do pintor francês Henri Manguin (1874-1949).

ASSISTA AO VÍDEO:

Para 2018, o museu já tem agendada três exposições: Japonismes/Impressionnismes, de 30 de março a 15 de julho, sobre a relação dos impressionistas com as gravuras japonesas; Henri-Edmond Cross, de 27 de julho a 11 de novembro, acerca da obra do pintor francês neo-impressionista; e Hiramatsu Reiji, de 30 de março a 11 de novembro, sobre a influência de Monet na obra do pintor japonês.

SERVIÇO:
Região: www.normandie-tourisme.fr
Cidade: www.normandie-giverny.fr
Museu: www.mdig.fr

O TurismoEtc viajou a convite da Atout France e Air France, com seguro de viagem Intermac

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário