fbpx

Dezen (Senator) fala sobre a JMJ em Cracóvia

Data: 19/01/2016

Por: Da Redação

Cortejo passa pela Praça Central em frente ao Mercado Municipal (fotos Carlos Henrique Dezen/Senator Turismo)

A Praça Central em frente ao Mercado Municipal (fotos Carlos Henrique Dezen/Senator Turismo)

Um dos eventos mais importantes da Igreja Católica Apostólica Romana, a Jornada Mundial da Juventude 2016, a de número 31, será realizada de 25 a 31 de julho na cidade polonesa de Cracóvia – situada quase 300 quilômetros ao sul da capital do país, Varsóvia. Várias agências de viagens e operadoras de turismo no Brasil se mobilizam para montar e comercializar pacotes levar os peregrinos ao encontro, cujo tema escolhido pelo papa Francisco é “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7).

Para fazer sobre a JMJ 2016 e o destino, o TurismoEtc entrevistou o diretor comercial da Senator Turismo, de Osasco (SP) e que faz 21 anos este ano, Carlos Henrique Dezen. Ele visitou Cracóvia no início deste mês de janeiro de 2016 e destaca que a população local é simpática e o recebeu muito bem. Acompanhe abaixo a íntegra da entrevista, realizada por e-mail.

Grupo folclórico desfila pelas ruas de Cracóvia

Grupo folclórico desfila pelas ruas de Cracóvia

TurismoEtc – Cracóvia vai receber a JMJ este ano. Como está o clima na cidade para receber esse grande evento?
Carlos Henrique Dezen – Cracóvia não é uma cidade muito grande, aliás é pequena, mas de um grande coração. Ela está preparada sim para receber a JMJ, claro que ainda estão nos finalmentes. Com algumas pessoas que conversei, me disseram que todos estão ansiosos e honrados com a escolha da cidade – afinal a Polônia é 99,9 % católica. O transporte público é muito bom e de fácil acesso, porém todo o centro da cidade pode ser feito a pé mesmo porque vale muito a pena.

TurismoEtc – O que você achou da cidade em termos como limpeza, segurança, atrativos turísticos, simpatia da população etc?
Dezen – A cidade é encantadora, eu fiquei maravilhado com as igrejas. A limpeza é levada a sério, isso ajuda muito o turismo. Quanto à segurança, me senti muito bem e olha que andei muito durante a noite e em nenhum momento me senti amedrontado ou ameaçado. Em todos os lugares que estive ou visitei sempre foram muito corteses e gentis, mesmo nas ruas solicitando alguma informação. Peço sempre qualquer informação nas ruas justamente para testar esse quesito.

Interior do Mercado Municipal de Cracóvia: lugar ideal para comprar artesanato e lembranças em geral da cidade polonesa

Interior do Mercado Municipal: lugar ideal para comprar artesanato e lembranças em geral da cidade polonesa

TurismoEtc – Os poloneses dos restaurantes e do comércio também falam outros idiomas? Há cardápios e placas em inglês, pelo menos? Dê dicas de pratos típicos, restaurantes e de lembrancinhas.
Dezen – Não tive nenhuma dificuldade em comunicação em inglês nos restaurantes, nos hotéis, nas lojas e no comércio em geral. Nos restaurantes tem sim o menu em inglês e alguns em alemão também. A comida bem tradicional é o pierogi (massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão), bigos (repolho cozido com pedações de carnes e linguiças, e zrazy (bifes enrolados).
Eu mesmo comi uma goulasch que é servida em um pão redondo em uma das noites, pois estava muito frio. Foi fantástico! Matou a minha fome e o meu frio. Claro que tomei uma taça de vinho para ajudar a esquentar. No verão, época da JMJ, tomam muito uma sopa de beterraba fria. Eles comem muita carne de porco e de vaca.
Existem muitas lojinhas para comprar as famosas lembrancinhas. Eu comprei canecas, camisetas, chaveiros, chocolates, vodca, e eles têm muito artesanato. Há uma espécie de mercado municipal bem central onde pode ser encontrado de tudo. Também há banheiros bem limpos que se paga um zloti (moeda polonesa) – não aceitam euro ou dólar.

Barraca de pães e comidas típicas no Mercado Municipal: Dezen elogia a gastronomia polonesa

Barraca de pães e comidas típicas no Mercado Municipal: Dezen elogia a gastronomia polonesa

TurismoEtc – Em relação aos atrativos turísticos, quais foram os que você visitou? Qual é a sua opinião sobre cada um?
Dezen – Infelizmente não tive muito tempo para visitar muitos pontos turísticos, pois fiquei apenas dois dias. Fiz um tour pelo bairro judeu onde conhecemos as sinagogas, os restaurantes etc. Também visitei o Castelo Real de Wawel, que é simplesmente magnífico. Claro que visitei a Basílica de Santa Maria Cracóvia e outras igrejas que estão no próprio centro. Tudo isso se faz a pé! Graças a Deus eu tenho oportunidade de viajar e conhecer lugares, afinal faz parte do meu trabalho, porém Cracóvia voltarei mais vezes com certeza.

TurismoEtc – A Senator vai comercializar pacotes para a JMJ? Já estão no site ou você fará um lançamento?
Dezen – Sim, temos um grupo bloqueado para a saída no dia 21 de julho e retorno no dia 2 de agosto. Iremos com a Lufthansa ida e volta para Varsóvia. Temos transfers de ônibus até Cracóvia e volta. Sim, o pacote já está no site da Senator (www.senator.com.br no ícone religioso).

O diretor comercial da Senator Turismo Lufthansa City Center, Carlos Henrique Dezen, posa ao lado de estátuas vivas no centro da cidade

O diretor comercial da Senator Turismo, Carlos Henrique Dezen, posa ao lado de estátuas vivas no centro da cidade

TurismoEtc – O que o pacote mais básico e o mais top da Senator inclui? E quais são os preços (a partir de) e as condições de pagamento?
Dezen – Nós optamos por fazer somente o aéreo e o transfers – sem hotel e tours, afinal os jovens ficam em alojamentos, ginásio, casas de famílias etc. O valor do nosso é de US$ 1.688. Claro que se solicitarem com opcional, reservaremos hotéis e tours. Parcelamento até cinco vezes sem juros – claro que estamos aguardando a definição do governos sobre a nova taxa que não está computada.

TurismoEtc – Há a possibilidade de incluir extras antes ou depois do JMJ na região, como a visita ao antigo campo de extermínio nazista de Auschwitz?
Dezen – É possível, sim, fazer dentro desse período informado do bloqueio. O Tour de Auschwitz é de praticamente o dia todo. Também podemos ir nas Minas de Sal.

Mapa do bairro judaico de Cracóvia

Mapa do bairro judaico de Cracóvia

TurismoEtc – Qual é a sua expectativa para as vendas de pacotes da Senator para a JMJ?
Dezen – Estou certo que venderemos os 40 lugares porque a expectativa de brasileiros é de 10 mil na JMJ.

TurismoEtc – Você estará presente em Cracóvia durante a JMJ? Por quê?
Dezen – Sim, irei junto com o grupo, afinal preciso tomar conta deles… Será uma oportunidade única de estar na JMJ 2016 com tanta energia boa e uma enorme fé. Imagine só, se eu quero voltar lá e ainda ser na JMJ! Como dissemos: “não tem preço”.

Para saber mais sobre o evento, em português, acesse www.krakow2016.com/pt/.

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário