Tranquilidade é a marca de Fort Lauderdale (EUA)

N°.20180710

Por: Claudio Schapochnik

Fort Lauderdale tem praia limpa, boa rede hoteleira, restaurantes ótimos, segurança e atrações muito bacanas, como o passeio por uma espécie de pantanal em barcos ultra rápidos

Vista parcial de Fort Lauderdale a partir da varanda do meu quarto no Riverside Hotel

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Fort Lauderdale/Estados Unidos

Caso me perguntassem para definir a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida (Estados Unidos), em uma só palavra, não hesitaria um minuto se quer. Minha resposta é tranquilidade. Lá constatei que a população tem um alto padrão de qualidade de vida e tudo transcorre em um ritmo tranquilo, e nós, os turistas, podemos ter uma experiência de viagem sensacional. É… Dá pra perceber que gostei mesmo da cidade e da região.

Esta foi a minha primeira viagem a Fort Lauderdale e região, da qual só ouvia falar (sempre bem) de colegas. Junto à tranquilidade, destaco a cidade por ter praia – limpa –, boa rede hoteleira, restaurantes ótimos – com porções fartas, como é quase a regra nos Estados Unidos –, segurança, atrações muito bacanas, como o passeio por uma espécie de pantanal em barcos ultra rápidos, e um centro de compras (outlet) gigante chamado Sawgrass Mills.

Vista geral da cidade na Flórida

Detalhe externo de restaurante local

Nos quatro dias que fiquei em Fort Lauderdale, me hospedei no Riverside Hotel. É um dos mais antigos e tradicionais da cidade, situado na avenida local mais antiga, a Las Olas Boulevard.

Da varanda do meu amplo apartamento, fiquei pasmo com a beleza da cidade: escandalosamente arborizada, cheia de canais que se confundem com os dois rios que cruzam a cidade (Tarpon e New) e, ao fundo o Oceano Atlântico.

Trecho mais “agitado” da Las Olas Boulevard

Placa da famosa avenida

Las Olas: cercada de árvores, canais, casas e mansões com atracadouros para barcos

Resolvi dar uma caminhada para sentir esta tranquilidade. Andei do Riverside Hotel até a praia ida e volta – cerca de oito quilômetros no total.

No entorno do hotel, onde há aqueles arranha-céus bem típicos dos Estados Unidos, a Las Olas Boulevard oferece um comércio bem dinâmico. Há muitas opções de bares, restaurantes, galerias de arte e lojas diversas. Não raro, nesta área mais agitada, você pode ver estacionado algum “carrão”, como pick-ups suspensas ou uma Ferrari ou um Lamborghini.

Pick-up suspensa estacionada na Las Olas Boulevard

Andando pela Las Olas, que em espanhol significa “As Ondas”, no sentido da praia, duas ou três quadras a frente o comércio começa a rarear e aí entra um outro tipo de cenário: os canais – artificiais – ladeados por casas e mansões espetaculares com barcos lindos e, muitos, enormes.

Um dos canais e alguns “barquinhos” ancorados

Atracadouro dos Water Taxi: opção para navegar pelos canais da cidade

Caso queira navegar por estes canais, a cidade oferece alguns passeios. Clique nestas três opções para saber rotas e preços: Water Taxi, Jungle Queen Riverboat e Riverfront Cruises.

Também vi um habitante típico da cidade, sobretudo na área dos canais e dos rios: iguanas. Estes répteis aproveitam o sol e calor que, praticamente o ano todo, reinam por lá para se esquentar. Parece estarem acostumados aos seres humanos e se deixam fotografar numa boa.

Junto aos canais, dá para ver muitos iguanas

Chega o momento de atravessar uma extensa ponte que passa por cima de um canal bem largo. Em alguns momentos, o trânsito é fechado para que a mesma se abra, para a passagem de grandes navios e barcos. Na volta da praia, tive de esperar os dois lados da ponte se unir novamente para cruzá-la.

A vista da ponte é linda! De ambos os lados você curte o canal, com margens bem arborizadas, mais casas enormes e, pertinho, a faixa de prédios altos junto à praia.

Do lado direito da ponte, no sentido praia, fica Port Everglades, na cidade vizinha de Hollywood. É um dos maiores portos do mundo em movimentação de turistas em cruzeiros marítimos – sobretudo com destino às Bahamas e ao Caribe.

Vista de um grande canal a partir da ponte, em Fort Lauderdale

Ao chegar à praia, que delícia, que linda, que tranquilidade! Trata-se de uma faixa bem larga, com areia branca e fina. Sem barulho e limpa!

Você está nos Estados Unidos e lá há normas de conduta para se frequentar uma praia. Placas explicam as regras e, por favor, respeite-as. Lá a lei é cumprida à risca junto a todos – moradores e turistas. Não estrague suas férias.

Banhistas aproveitam o dia ensolarado na praia

Turistas aproveitam o dia na praia em Fort Lauderdale

Placa com as regras para frequentar a praia: melhor obedecê-las

Faixa bem larga e areia fina e branca

Na avenida junto à praia há diversos hotéis, bares, restaurantes, lojinhas, mercados etc. Portanto, dá para comprar uma água, estender a toalha na areia e curtir o mar. Com tranquilidade… Sim, Fort Lauderdale é deliciosamente tranquila.

SERVIÇO:
Fort Lauderdale e região: www.sunny.org

O TurismoEtc viajou a convite da Avianca Brasil e do Greater Fort Lauderdale CVB, com seguro de viagem GTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA HOME

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário