Ótimo cardápio caseiro das montanhas polonesas

N°.20170128

Por: Da Redação

Entrada do ótimo restaurante Bąnkowo Zohylina

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Zakopane/Polônia

Depois de visitar a estação de esqui de Kasprowy Wierch, minha fome aumentou bastante. Acho que foi efeito – psicológico – do frio. E “matei” a fome em um restaurante que não poderia cair melhor. Eu e o pessoal da presstrip de jornalistas brasileiros na Polônia, realizada em dezembro de 2016, almoçamos no ótimo Bąnkowo Zohylina, que serve comida típica polonesa da montanha. Foi uma surpresa sensacional e jamais vou esquecer desta refeição.

No telhado da casa que abriga o restaurante havia uma camada bem grande de neve. Isto porque o inverno nem tinha chagado oficialmente à Polônia…

Depois que você passa pela porta do restaurante parece que você entrou na casa de uma família polonesa que vive nas montanhas. Só há madeira (construção, móveis etc), uma lareira no centro e, para o terror dos vegetarianos, veganos e ativistas dos direitos dos animais, vários animais empalhados.

O restaurante fica em uma casa de madeira por fora…

…e que por dentro lembra uma casa da montanha mesmo, com uso de madeira e a lareira ao centro

Casa tem vários animais empalhados nas paredes

Decoração inclui objetos de uso cotidiano, roupas tradicionais e quadros

Foi neste cenário que fiz uma de minhas melhores refeições nesta viagem à Polônia. Por que? Porque o restaurante valoriza as receitas locais; os pratos têm gosto de comida caseira, feita pela mãe ou pela avó; e o sabor é marcante, bom demais mesmo.

Só me decepcionei ao pedir uma cerveja doce, feita com canela e xarope de framboesa. Em polonês chama-se “piwo grzane”. É horrível e muito amarga. Não deu para bebê-la. Pedi uma cerveja polonesa pilsen normal. Aí, sim: deliciosa! Para comer, minha sequência teve entrada, sopa e prato principal. Não pedi sobremesa.

A horrorosa cerveja doce: provei para jamais bebê-la de novo

A entrada: queijo de ovelha derretido servido com geleia

Como entrada comi o queijo tradicional de Zakopane, feito com leite de ovelha – “oscypek”, em polonês. É preparado assado e servido com geleia de frutas. Provei com a geleia, mas preferi comer o queijo puro mesmo.

Em relação à sopa, pedi a “kwaśnica po góralsku”, ou seja, sopa com chucrute. Sensacional: chucrute, batata, carne e bacon em um caldo delicioso. Como prato principal, “lambi os beiços” devorando um prato de panquecas de batata com gulash de carne de porco – “placek pó zbójnicku”, em polonês. Maravilhoso! A carne desmanchou no molho grosso e bem temperado, que comia sempre com uma pedaço da panqueca de batata. Havia ainda no prato pepino em conserva. Para, para…

Olha como o prato chegou à mesa: em uma cumbuca em cima do fogo

A sopa já no meu prato: deliciosa

O prato principal: sensacional

Estando em Zakopane, almoce ou jante no Bąnkowo Zohylina. Imperdível!

SERVIÇO:
Restaurante: www.wyznio.pl
Cidade: www.zakopane.pl/en
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA HOME

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário