fbpx

México: na rota dos 50 milhões de turistas

Data: 04/05/2018

Por: Da Redação

O secretário [cargo equivalente ao de ministro] de Turismo do México, Enrique de la Madrid, no Tianguis Turístico 2018

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Mazatlán/México

A indústria do turismo no México está só otimismo. Em 2017, em relação a 2016, o país latino-americano conquistou mais duas posições no ranking das dez nações que mais receberam turistas internacionais, ultrapassando Alemanha e Reino Unido, alcançando a sexta posição com 39,3 milhões de turistas – alta de 12%. O governo mexicano acha que é possível, em quatro anos, conquistar o quinto deste prestigioso ranking.

O vigoroso número, de 39,3 milhões de turistas, foi divulgado pela Secretaria de Turismo [equivalente ao Ministério do Turismo] e pelo Conselho de Promoção Turística do México (CPTM) no mês passado em Mazatlán, na costa do Pacífico. A cidade recebeu a 43ª edição do Tianguis Turístico, a maior feira de turismo profissional do país.

Ainda que o ranking dos países mais visitados do mundo de 2017 ainda não foi oficialmente divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a secretaria e a CPTM se basearam “na informação disponível atualmente dos destinos mais importantes do mundo”.

O local da feira de turismo profissional Tianguis Turístico, em Mazatlán

Segundo o ranking de 2016, da OMT, o México ocupava a oitava posição, com 35 milhões de turistas, atrás de Alemanha (sétima), com 35,6 milhões, e Reino Unido (sexta), com 35,8 milhões.

A Itália figura em quinto lugar na lista de 2016 da OMT, com 52,4 milhões de turistas internacionais recebidos.

Caso a OMT chancele o México como sexto destino mais visitado do mundo por turistas estrangeiros, a próxima etapa é deixar a Itália para trás e entrar no Top Five.

“A diferença é de dez milhões. Acredito que anda entre 50 milhões e 55 milhões de turistas [a Itália], por isso que, se nos aproximarmos deste número, estamos a três ou quatro anos de ser o quinto país mais visitado do muno”, afirmou o secretário de Turismo do México, Enrique de la Madrid, ao suplemento Viajes, do jornal mexicano El Financiero.

O seleto clube dos Top Five reúne, nesta ordem, França (82,6 milhões), Estados Unidos (75,6 milhões), Espanha (75,6 milhões), China (59,3 milhões) e Itália (52,4 milhões).

Na entrevista, De La Madrid explica que este crescimento de 12% de 2016 para 2017 se deve basicamente a um fator: a conectividade aérea. Segundo o secretário, 80% dos turistas estrangeiros chegam ao México por avião.

Estande de Guanajuato…

…e de Coahuila, na feira

AEROPORTO MAIOR
Em um debate sobre conectividade aérea, dentro do Tianguis Turístico, De La Madrid foi curto e direto: o México tem uma limitação para receber mais turistas – é o atual hub (centro de distribuição de voos), o Aeroporto Internacional Benito Juárez, na capital Cidade do México.

“Este não tem mais como crescer e por isto que apostamos tudo no Novo Aeroporto Internacional da Cidade do México”, destacou o secretário. Segundo o governo mexicano, que constrói o novo terminal a apenas cinco quilômetros do atual, será seis vezes maior que em operação.

“O novo aeroporto não pode ser um obstáculo para o crescimento do turismo no México”, afirmou De La Madrid. A gigantesca obra deve ser inaugurada em 2020. O atual está saturado desde setembro de 2014.

Vista aérea das obras do Novo Aeroporto Internacional da Cidade do México (foto divulgação)

Numa primeira etapa, o Novo Aeroporto estará construído em uma superfície de 5 mil hectares e terá apenas um terminal, com 743 mil metros quadrados e três pistas paralelas que poderão operar simultaneamente. Ainda nesta primeira etapa, terá capacidade para receber até 68 milhões de passageiros por ano.

No máximo desenvolvimento, assegura o governo mexicano, o Novo Aeroporto terá dois terminais, seis pistas que poderão operar ao mesmo tempo e receber até um milhão de voos por ano – equivalente a 125 milhões de passageiros, ou seja, aproximadamente quatro vezes mais que o atual aeroporto.

Somado às belezas naturais, ao patrimônio histórico, ao artesanato, às praias e à gastronomia, entre outros itens relevantes do turismo do país, e à simpatia do povo, o México caminha, sim, para o Top Five. Resta saber se daqui a quatro anos mesmo, pois a batalha será dura.

O TurismoEtc viajou a convite do Conselho de Promoção Turística do México (CPTM), com seguro de viagem GTA

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário