Área do antigo Gueto de Varsóvia emociona

Escultura em homenagem aos líderes do levante do Gueto de Varsóvia, ocorrido em maio de 1943

Escultura em homenagem aos integrantes do levante do Gueto de Varsóvia, ocorrido em maio de 1943

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado à Varsóvia/Polônia

Na minha visita à área do Museu da História dos Judeus da Polônia (Polin), em dezembro de 2016, me emocionei novamente ao voltar naquele lugar tão importante para nós, judeus, e toda a humanidade: no entorno do empreendimento, entre 1940 e 1943, existiu o Gueto de Varsóvia.

Estive naquele mesmo lugar havia 22 anos como integrante da delegação brasileira da Marcha da Vida Mundial. Trata-se de um programa de duas semanas voltado a jovens judeus, para conhecer lugares relacionados ao Holocausto perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial na Polônia. Neste país visitamos também campos de extermínio nazistas como, por exemplo, o de Birkenau. E depois ficamos uma semana em Israel.

Em primeiro plano, uma das duas menorá (candelabro judaico de sete braços) que guardam o monumento

Em primeiro plano, uma das duas menorá (candelabro judaico de sete braços) que guardam o monumento

Voltando à área do antigo gueto, gostei de rever a escultura em lembrança aos heroicos integrantes da resistência judaica dentro do gueto, liderados por Mordechai Anielewicz (1919-1943). Todos eles promoveram a revolta em 1943.

A escultura é guardada por duas menorás – o candelabro judaico de sete braços – e tem uma força de expressão muito forte – proporcional à coragem dos combatentes judeus frente ao poderoso inimigo nazista.

Vista bgeral do monomento em lenramça ao levante do Guerto de varsóvia

Vista geral do monumento em lembrança ao levante do Gueto de Varsóvia

No antigo gueto, os nazistas aglomeraram cerca de 380 mil judeus poloneses da capital polonesa (um terço da população da cidade) entre 1940 e 1943. Todos morreram vítimas de assassinatos, de fome e doenças e em consequência das deportações para campos de extermínio nazistas.

Após sufocar a revolta no gueto, os nazistas arrasaram o local. Pouquíssimos resquícios sobraram. O que se vê hoje por lá são blocos de apartamentos da época comunista.

Para ler mais sobre o gueto e a revolta, clique aqui. As informações, em português, são do United States Holocaust Memorial Museum, de Washington DC.

HERÓI POLONÊS
Pertinho da escultura que recorda o levante do gueto, há um outro trabalho que não havia na primeira vez que fui ao local, em 1994. Trata-se do jurista polonês Jan Karski (1914-2000), membro da resistência polonesa quando o país estava ocupado pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A estátua de Jan Karski

A estátua de Jan Karski

Segundo o guia de turismo Jacek, Karski também foi muito corajoso, um verdadeiro herói: ele entrou clandestinamente no gueto judaico de Varsóvia e no campo de extermínio de Bełżec, onde colheu provas do que acontecia ali dentro com os judeus, e as levou aos Estados Unidos e a outros países Aliados na Europa. Mas ninguém se mexeu para fazer algo. Depois ele radicou-se nos Estados Unidos, onde morreu.

Não conhecia a história heroica de Karski até então. Portanto, minha visita novamente a este lugar foi para recordar pessoas que lutaram bravamente contra um inimigo poderosíssimo. Emocionante.

A estátua de Karski de outro ângulo

A estátua de Karski de outro ângulo

SERVIÇO:
Varsóvia: www.warsawtour.pl/en
Polônia: www.polonia.travel/br (em português)

O TurismoEtc viajou a convite da Organização Polonesa de Turismo e da Tap

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

Avianca Outubro

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário