fbpx

Descobrindo Manaus e Parintins em três dias

A viagem se torna mais interessante quando se tem a opção de escolher roteiros culturais e históricos nos dois municípios do Amazonas

IMG_7392

A viagem de São Paulo para Manaus foi muito boa. A rota operada pela Tam com um triple 7 garante um conforto extra, já que a aeronave robusta segue para Miami com uma centena de passageiros. Mas aqui a história é outra. O TurismoEtc foi convidado pela Amazonastur para cobrir o 50º Festival Folclórico de Parintins que aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de junho. Mas o primeiro destino foi Manaus. Em apenas um dia, conhecemos alguns lugares interessantes que valem pela riqueza histórica e cultural.

Nossa primeira parada foi na Praia de Ponta Negra. Considerado o metro quadrado mais caro da capital Manaus, Ponta Negra agora oferece mais opções de lazer – ali existe uma praia artificial banhada pelo Rio Negro – como por exemplo, teatro ao ar livre, praça de alimentação, além de atividades esportivas e de lazer.

IMG_7377
O caminho continua pela praça São Sebastião – que tem uma igreja de mesmo nome e foca bem em frente ao Teatro Amazonas, de 1896 – símbolo da riqueza no Ciclo da Borracha – hoje abriga os principais espetáculos que visitam Manaus. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa e porto localizado às margens do Rio Negro dão um toque de charme à cidade, que ali ainda parece provinciana.

Voo curto – Da capital seguimos para Parintins. De barco são aproximadamente 7h. Mas fomos de avião, cerca de 1h de voo entre Manaus e a terra azul e vermelha dos Bumbás. A cidade abriga uma beleza única, dividida ao meio entre o vermelho e o azul, as cores dos bois Garantido e Caprichoso, personagens de uma batalha anual que mobiliza os moradores em torno da encenação do boi-bumbá. Ali, no Bumbódromo acontece o Festival Folclórico de Parintins.

Caprichoso durante desfile

O festival, sempre no último final de semana de junho atrai mais de 60 mil visitantes todos os anos. E nesses três dias, os bois do Garantido e do Caprichoso deixam seus “currais” – espécies de quadras de escolas de samba- para viver um enredo simples, porém com criatividade jamais vistas nos Carnavais do Rio ou São Paulo. Tudo isso ao som dos tambores -levado por mais de 400 ritmistas- e de ao menos uma dezena de toadas, que ajudam a espantar a monotonia.

Guerra das cores – A cidade se transforma para a festa. Nas ruas tudo muda. Sejam os telefones públicos com forma do boi, postes de luz e placas de trânsito pintados de azul e vermelho ou até a cerveja – que tem latas de duas cores., Mas o mais impressionante é que a Coca-Cola é azul por lá, no lado do Caprichoso. Com pouca infraestrutura, a cidade lota no período da festa. Quase não há oferta de hospedagem, e muita gente se amontoa nas redes esticadas nos barcos ancorados na margem do rio. O destino é digno de uma visita. Ano que vem eu volto!

IMG_7639
O TurismoEtc viajou à convite da Amazonastur com hospedagem do Hotel Tropical Manaus

Dicas para planejar sua viagem

Quer ajuda para escolher seu hotel? Então, vá no Booking.com. Você consegue os melhores preços, não paga pela reserva e ainda pode cancelar quando quiser.

Quer rodar por ai sem depender das opções de transporte local? Alugue um carro com a rentcars.com e siga tranquilo.

Curta suas férias assegurado com a GTA Global Travel Assistance e evite a dor de cabeça em caso de acidente, doença, perda de mala ou outras emergências.

Procurando passagens aéreas? A Passagens Promo tem as melhores ofertas para destinos nacionais e internacionais.

Vai viajar para o exterior e não quer ficar sem celular? Pegue seu número internacional com a EasySym4You e garanta uma viagem tranquila. Informe TurismoEtc e garanta mais um desconto.

Compre aqui o seu ingresso de inúmeras atrações em Orlando, incluindo parques temáticos, shows e jogos como a NBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

GTA Geral

Assine nossa newsletter

Verifique os dados digitados no formulário