fbpx
Search
Turismo ETC

Arenque à moda alemã é muito saboroso

Publicado por: Da Redação / Publicado em: 25/11/2016
Fachada do restaurante alemão
Fachada do restaurante alemão

CLAUDIO SCHAPOCHNIK
Enviado a Mülheim an der Ruhr/Alemanha

No meu primeiro diz da viagem pelo Estado da Renânia do Norte-Vestfália, no noroeste da Alemanha, onde fiz parte de um grupo de jornalistas, o jantar me remeteu às lembranças familiares e a um peixe que amo. Tudo ocorreu no restaurante Franky´s, com vista para o famoso rio Ruhr – cujo vale é famoso desde o século 19 por liderar a industrialização da Alemanha.

Assim que vi no cardápio a palavra hering, já bati o martelo. “É neste que eu vou”, pensei comigo. Hering é o nome de um peixe nativo dos mares Báltico e do Norte, muito apreciado pelos holandeses e alemães, entre outros povos de países banhados por ambos.

Em alemão e holandês, o nome do peixe é hering. Em português, é arenque. No Brasil temos a famosa indústria têxtil Hering, cujo logo é nada mais nada menos que dois dois herings cruzados.

O meu prato de hering à moda alemã
O meu prato de hering à moda alemã
A sopa de cebola
A sopa de cebola

Minha relação com este peixe vem de muitos anos. O hering – escrito e falado como em holandês e alemão – também é muito apreciado pelos judeus da Europa Oriental. Está sempre presente nas mesas em ocasiões especiais, festas, celebrações e desta forma passei a apreciá-lo desde pequeno. Amo a versão conservada em salmoura, sempre com muita cebola – se tiver tomate e azeitonas pretas carnudas, melhor ainda. Para acompanhar, um pão também muito consumido na Alemanha e no Leste Europeu como um todo: o schwarzbrot, ou seja,o pão preto.

Pois bem, no Franky´s pedi o hering da casa, que é feito à moda alemã. Hering com sour cream, pepino cebola roxa e maçã (€ 10,50). Veio acompanhado por salada e batatas assadas – quase sempre é o acompanhamento para todo o tipo de carne na Alemanha. Comi com gosto, estava ótimo, muito saboroso.

Este prato principal foi precedido por uma sopa de cebola à la française (€ 4,50). Ótima, quentinha, farta. Para beber, cerveja. Prost! Saúde! Le chaim! – foram minhas saudações ao erguer a caneca em, respectivamente, alemão, português e hebraico.

Interior da casa, com vista para o rio Ruhr
Interior da casa, com vista para o rio Ruhr

Enquanto jantava com o grupo de jornalistas, ouvi latidos de cão no restaurante. Cães são sempre bem vindos nos restaurantes na Alemanha. Deve haver exceções, imagino. Mas imagino também que são raras.

O bar estilo oncinha
O bar estilo oncinha

O Franky´s possui um bar, com cadeiras estampadas à oncinha, e o salão com as mesas. Janta-se cedo na Alemanha. Gostei da casa, do atendimento e das minhas escolhas. Recomendo.

SERVIÇO:
Restaurante: www.frankys-wasserbahnhof.de
Cidade: www.muelheim-ruhr.de
País: www.germany.travel

O TurismoEtc viajou a convite do Centro de Turismo Alemão (DZT), com seguro de viagem da Intermac Assistance

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top