fbpx
Search
Turismo ETC

Hotéis de luxo europeus revitalizam prédios históricos

Publicado por: Luciano Palumbo / Publicado em: 26/04/2016
Vista noturna piscina do Hotel Farol - (Fotos: Divulgação)
Vista noturna piscina do Hotel Farol – (Fotos: Divulgação)

Sinônimo de tradição e cultura, não à toa a Europa é conhecida como “Velho Mundo” – por lá, há um monumento a cada esquina e prédios históricos por todos os lados, onde hoje funcionam museus e até bares. Os hotéis, claro, não ficam de fora, e convidam turistas de todas as partes do mundo a dormir em prédios icônicos e sentir-se parte da História. Construções como uma mansão no litoral de Portugal, um prédio industrial dos anos 30 em Paris e uma residência aristocrática em Florença, restauradas e transformadas em hotéis luxuosos, são exemplos de hospedagens em que a arquitetura e o design são as principais atrações.

 

Em Cascais, e a apenas 35 minutos de Lisboa, está localizado o Farol Hotel, que funciona em uma mansão construída no final de 1880 a pedido dos Viscondes de Cabral. Com uma localização privilegiada ao lado do Farol de Santa Marta, já recebeu visitas ilustres como o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia. Em 2002, com a intervenção do arquiteto Carlos Dias, o local foi transformado em um emblemático hotel boutique e se tornou membro da cadeia Design Hotels. O prédio é exemplo da arquitetura minimalista: a parede de vidro com vista para o Oceano Atlântico, em conjunto com o contraste do preto e do branco, as cores predominantes do projeto de interiores, quebram o estilo clássico e dão um toque contemporâneo ao hotel.

 

Dos 33 apartamentos do Farol Hotel, oito foram decorados por renomados designers europeus, como Ana Salazar, António Augustus, José Antonio Tenente e João Rolo, cada um com suas particularidades. Ao abrir as janelas, o hóspede é mais uma vez surpreendido, seja com a espetacular paisagem do oceano ou, do outro lado do hotel, com o charme das casas mediterrâneas da vila de Cascais. A piscina, de água salgada, também ocupa lugar de destaque no panorama arquitetônico do empreendimento, localizada sobre as rochas e cercada por um agradável jardim.

 

Moderno, mas igualmente luxuoso, o hotel Le Cinq Codet, em Paris, é a solução para turistas que procuram hospedagem exclusiva em um destino urbano. Desenhado pelo famoso designer francês Jean-Philippe Nuel, o projeto é resultado da restauração de um prédio industrial dos anos 30, antiga sede da France Telecom – que sempre destoou do ambiente residencial do bairro 7ème, um dos mais refinados da capital francesa. O edifício sisudo, portanto, deu lugar ao luxuoso “hotel design”, conceito que preza por uma atmosfera residencial e aconchegante. No centro do hotel, o pátio interno é um refúgio da vida agitada de Paris: com vegetação exuberante, o local convida ao descanso. Para isso, há espreguiçadeiras, sofás circulares e mesas à sombra.

 

Apartamento do Hotel Farol assinado pela designer Ana Salazar
Apartamento do Hotel Farol assinado pela designer Ana Salazar
Restaurante e bar do Hotel Cinq Codet
Restaurante e bar do Hotel Cinq Codet
Jacuzzi no spa do Cinq Codet
Jacuzzi no spa do Cinq Codet

Decorado com mais de 400 obras de renomados artistas – entre pinturas, esculturas e fotografias –, o Le Cinq Codet conta com 67 apartamentos, dispostos em 29 layouts diferentes. A paleta de cores – carvalho natural, cru e branco – destaca a luminosidade natural dos janelões da fachada, que contrasta com as referências industriais trazidas pelos painéis assinados pela artista gráfica Béatrice Grandjean.

 

Nas suítes, que ficam na cobertura do hotel, o charme fica por conta dos terraços panorâmicos, de onde se pode avistar a Torre Eiffel, o Museu Rodin e o Domo des Invalides, sob o qual Napoleão foi enterrado. Ainda com o objetivo de reforçar a sensação de aconchego e familiaridade, estas acomodações contam com paredes corrediças que permitem integrar todos os cômodos, resultando em uma espécie de loft – sempre decoradas com muitas peças de arte e design. Já nos apartamentos duplex a luz natural flui por todo o ambiente e o mobiliário, assinado por Nuel, divide espaço com quadros de fotos em preto e branco, criando um ambiente residencial, mas com muito luxo.

 

Por fim, interessados em história irão se encantar com o hotel Villa Cora, inaugurado quando Florença ainda era a capital do Reino da Itália. Já hospedou personalidades célebres, como a princesa Eugénie, esposa de Napoleão III, o compositor russo Tchaikovsky e o músico e compositor francês Debussy.

 

Próximo ao centro histórico da cidade, o hotel é formado por três construções distintas, hoje restauradas nos mínimos detalhes: a mansão principal, com 30 quartos decorados em diferentes estilos, inspirados nas personalidades que ali se hospedaram; o antigo estábulo, hoje revitalizado, que abriga 14 apartamentos temáticos sobre a burguesia do final do século XIX, retratada na decoração e pintura do teto; e a La Follie, a última das três estruturas, que conta com apenas dois quartos privativos, ideal para quem busca uma hospedagem tranquila.

 

Fachada do Villa Cora
Fachada do Villa Cora
Apartamento deluxe do Villa Cora
Apartamento deluxe do Villa Cora

Na área externa, mais de 130 espécies de rosas espalham-se pelos jardins do hotel. Ali também ficam a piscina aquecida, em meio às altas árvores do parque, e o grande terraço panorâmico, com 500m², que tem vista privilegiada da cidade e do Duomo de Florença.

 

Saiba mais em www.farol.com.pt, www.le5codet.com e www.villacora.it.

Luciano e Cris Palumbo
Escrito por Luciano Palumbo e Cris PalumboO Turismo ETC nasceu com o objetivo de influenciar e encorajar viajantes brasileiros a rodar pelo Brasil e pelo mundo apreciando seus sabores, cores e tudo que há de melhor em cada destino.

Fundado pelo jornalista Luciano Palumbo, o Turismo ETC se destaca pela divulgação de conteúdos voltados exclusivamente às viagens, gastronomia e entretenimento. Atualmente, a plataforma contempla parceria com grandes players do mercado de turismo nacional e internacional.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top